
O UniBrasil Centro Universitário será patrocinador oficial do X Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, um dos principais eventos jurídicos do país dedicados à área eleitoral. Realizado entre os dias 26 e 29 de maio de 2026, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o congresso chega à sua 10ª edição reunindo especialistas, pesquisadores, magistrados, advogados, estudantes e profissionais do Direito em uma programação voltada aos desafios contemporâneos da democracia, da Justiça Eleitoral e da governança tecnológica.
Além do apoio institucional, o UniBrasil também integra a programação oficial do evento com a participação de docentes e representantes da instituição em debates sobre democracia, Direito, orçamento público, tecnologia e sociedade. A presença no congresso reforça a conexão histórica do Centro Universitário com a formação jurídica e com discussões de interesse público nacional.
Um dos destaques da programação será a palestra Democracia, Direito e Literatura, ministrada por Clèmerson Merlin Clève, presidente do UniBrasil, no dia 27 de maio, às 10h20, no Auditório Poty Lazzarotto. Reconhecido nacionalmente como um dos maiores constitucionalistas do país, Clève é referência no cenário jurídico brasileiro e tem trajetória marcada pela produção acadêmica, atuação institucional e contribuição ao debate constitucional.
A programação também terá participação da professora Marina Martynychen, docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniBrasil, que conduzirá a masterclass Arquitetura do poder no Brasil: emendas parlamentares e democracia orçamentária, no dia 29 de maio, às 9h, no Miniauditório. A atividade propõe uma reflexão sobre a organização do poder no país e os efeitos das emendas parlamentares sobre o funcionamento da democracia orçamentária.
Outro nome ligado à instituição é Ana Carolina de Camargo Clève, presidente do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral e docente do UniBrasil. A jurista participa da programação como moderadora do debate Influenciadores, trends e pseudo notícias: como demarcar as fronteiras da propaganda eleitoral na internet?, no dia 27 de maio, às 14h40.
Direito eleitoral, democracia e tecnologia
A 10ª edição do CBDE tem como eixo central a relação entre Direito Eleitoral, democracia e tecnologia. O evento abordará temas como desinformação, inteligência artificial, deepfakes, responsabilidade das big techs, racismo algorítmico, propaganda eleitoral na internet, financiamento político-partidário, educação para a cidadania, representatividade, violência política de gênero e os desafios da Justiça Eleitoral nas eleições de 2026.
Entre os nomes confirmados na programação estão Vera Lúcia Santana Araújo, ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Melina Fachin, jurista e diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Leonardo Sakamoto, jornalista e diretor da ONG Repórter Brasil; Edilene Lôbo, ex-ministra substituta do TSE; Sérgio Banhos, presidente do IBRADE e ex-ministro do TSE; Aline Resende Peres Osório, advogada e ex-secretária-geral do STF e do TSE; Eneida Desiree Salgado, professora de Direito Constitucional e Eleitoral da UFPR; Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, advogada e ex-ministra do TSE; e Joelson Costa Dias, advogado e ex-ministro substituto do TSE, além de pesquisadores, magistrados, advogados e especialistas em direito eleitoral, tecnologia, comunicação e democracia.
Para o UniBrasil, a participação no congresso dialoga diretamente com sua origem e sua trajetória acadêmica. Fundado a partir do curso de Direito, o Centro Universitário tem mais de duas décadas de atuação em Curitiba e oferece graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em Direito, além de cursos em diferentes áreas do conhecimento. A instituição se destaca pela integração entre ensino, pesquisa e extensão, com projetos voltados à formação crítica, ética e cidadã.
Serviço
X Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral
Data: 26 a 29 de maio
Local: Museu Oscar Niemeyer
Inscrições: www.cbde.iprade.com.br