MENUx
Foto: DivulgaçãoTexto: Vanessa Brollo
Prefeitura de Curitiba
A cubana Dania Maria Dias Garcia, de 63 anos, saiu da Feira de Empregos de Curitiba, nesta quinta-feira (7/5), com um novo trabalho e um sorriso difícil de esconder. Morando há sete anos no Brasil, ela passava em frente ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro, quando viu a movimentação e decidiu entrar. Pouco tempo depois, já estava contratada para trabalhar como operadora de caixa no Ítalo Supermercados, rede que vai abrir novas lojas na capital.
“Hoje eu estava passando, vi a movimentação e decidi entrar, mas nunca imaginei que já sairia empregada. Eu já tenho uma idade um pouco difícil, tem muitos lugares que não contratam e aqui consegui na hora. Aqui em Curitiba vocês empregam todo tipo de pessoas, de idade, de tudo. Tem oportunidade”, afirmou a recém-contratada.
A Feira de Empregos atendeu 645 pessoas e ofertou 3.868 vagas em diferentes áreas. Teve 296 candidatos contratados ou encaminhados para a próxima fase de entrevista nas empresas
Das empresas de RH, instituições e supermercados que participaram, os destaques foram a Imediata, com 60 atendimentos e contratação de 20 pessoas; Agilidade, com 43 atendimentos e 30 contratações, Mariah, 67 atendimentos e contratação de três trabalhadores; Sé, com 42 atendimentos e contratação de 35 pessoas; CIEE, com 15 atendimentos e 15 contratados; e Ítalo, com 32 atendimentos e contratação de 15 candidatos.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, reuniu empresas, instituições de recrutamento e equipes de atendimento para aproximar trabalhadores das oportunidades de emprego e agilizar processos seletivos. Durante o evento, os candidatos puderam participar de entrevistas, receber orientações profissionais e se candidatar diretamente às vagas disponíveis.
O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, esteve no evento e destacou que a feira representa uma oportunidade de recomeço para quem busca uma colocação no mercado de trabalho.
“O importante é trabalhar. O importante é começar e não ficar parado.Às vezes não é o trabalho do teu sonho, mas você precisa começar, conhecer pessoas, desenvolver habilidades e crescer. Curitiba é a capital das oportunidades e ninguém vai ficar para trás. Quem já está preparado consegue trabalhar logo. Quem ainda precisa de qualificação encontra aqui caminhos e programas para se preparar e voltar ao mercado”, afirmou Martins.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sérgio Bento, ressaltou que o feirão faz parte de uma programação mais ampla voltada à empregabilidade durante todo o mês de maio.
“Essa feira é uma das ações do Mês do Trabalhador 2026, que reúne feiras, mutirões, atendimentos itinerantes e cursos de qualificação em diferentes regiões da cidade. Nosso objetivo é ampliar o acesso ao emprego, aproximar trabalhadores das empresas e também oferecer capacitação para quem deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho”, disse.