MENUx
Nesta segunda-feira, 13 de abril, às 19h, no foyer do Guairão, estará em lançamento livro Orquestra Sinfônica do Paraná - 40 anos, de autoria dos jornalistas Joanita Ramos e Ãlvaro Collaço, com várias colaborações. A edição é primorosa, com design de Adalberto Camargo.
Os autores realizaram pesquisa documental e também se valeram de cerca de 90 entrevistas. Idealizado pela atual gestão do Guaíra, é o primeiro livro publicado pela Fundação Teatro Guaíra sobre a Sinfônica.
Fundada em 1985, a orquestra construiu um legado musical no Paraná e se consolidou como referência nacional em música de concerto. Em 40 anos de trajetória, reuniu mais de 50 maestros convidados e 200 solistas do Brasil e do exterior, com um repertório de cerca de 900 obras de 250 compositores.
A proposta de criação da sinfônica paranaense foi elaborada pelo cantor lírico Ivo Lessa, professora Tatiana de Aben Athar e pela violonista Eleni Bettes. A ideia nasceu em função de, nos anos 1980, muitos músicos paranaenses se formavam na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mas precisavam sair do Estado para se dedicar à profissão. Outros músicos se apresentavam pela Orquestra Estudantil de Concerto, da Universidade Federal do Paraná, mas dividiam as atenções com os estudos de graduação.
O então governador José Richa abraçou a ideia. E a Sinfônica do Paraná estreou em 28 de maio de 1985, com concerto aberto pelo maestro assistente Osvaldo Colarusso. Do programa, a primeira audição da ópera Anacreon em Curitiba. Na sequência, Alceo Bocchino, que por muitos anos foi a batuta principal da orquestra, regeu duas obras de Beethoven. (Foto da orquestra de Maringas Maciel)