MENUx
Foto: Renato Próspero/SECOMNesta sexta-feira (10/4), o prefeito Eduardo Pimentel dedicou a manhã à entrega de obras do Inter 2 e à vistoria de importantes intervenções do programa PRO Curitiba nos bairros Xaxim, Capão Raso, Boqueirão, Novo Mundo e Xaxim.
O principal destaque foi a entrega de 11 km de requalificação viária do Lote 3.1 (pacotes 2 e 3) do projeto Novo Inter 2. As obras contemplaram 29 ruas nos bairros Xaxim, Capão Raso e Boqueirão, com serviços completos de terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rede elétrica, fibra óptica e semaforização.
O prefeito iniciou as vistorias pela Rua Antônio Rebelatto, no Xaxim, contemplada ao longo de 816 metros, entre a Francisco Derosso e a Cleto da Silva. A rua recebeu calçadas acessíveis, modernização da drenagem, nova iluminação pública, paisagismo e pavimento de concreto - muito mais resistente que o asfalto, com vida útil de aproximadamente 20 anos.
“Curitiba vive um momento histórico de investimentos em infraestrutura. Estamos entregando obras importantes e, ao mesmo tempo, acompanhando outras que estão em andamento, além de colocarmos novos editais em licitação. É um trabalho planejado, que vai garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população nas próximas décadas”, afirmou Eduardo Pimentel.
O prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, dos administradores regionais Janaína Lopes Gehr (Pinheirinho) e Zeca Melo (Boqueirão), do coordenador da Utag, Marcio Teixeira, e da diretora do Departamento de Pavimentação, Manoela Marqueño.
“Estamos falando de um conjunto de obras que reorganiza o sistema viário, melhora a circulação e dá mais eficiência ao transporte coletivo. É um investimento estruturante, pensado para atender a cidade de hoje e, principalmente, a Curitiba dos próximos anos”, destacou Luiz Fernando Jamur.
As intervenções dos pacotes 2 e 3 incluíram melhorias estratégicas, como a interligação da Rua Innocente Rebellato com a Rua Ana Aparecida Lopes Canet e a implantação do binário da Leôncio Derosso e Gabriel Frecceiro de Miranda, ampliando a integração viária e a fluidez no trânsito.
Na sequência, o prefeito vistoriou obras em andamento no Capão Raso, com parada no cruzamento das ruas Hellen Keller e São Judas Tadeu, que integram o Lote 2 – Pacote 2 do Novo Inter 2.
Na Hellen Keller estão em execução serviços em um trecho de 180 metros, entre as ruas São Judas Tadeu e Infante Dom Henrique, com terraplenagem, drenagem, nova pavimentação, paisagismo, calçadas acessíveis e implantação de fibra óptica. Já na Rua São Judas Tadeu, as obras abrangem 140 metros entre a Avenida Brasília e a Rua José Gomes de Abreu, com intervenções semelhantes.
Esse pacote contempla 8,8 km de obras ao longo do eixo da Avenida Brasília, nos bairros Capão Raso e Novo Mundo, incluindo a requalificação de 25 ruas, implantação de novos binários, abertura de novos trechos viários e melhorias na circulação, com impacto direto na eficiência do transporte coletivo.

Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário de Obras, Luiz Fernando Jamur, entrega as obras do Lote 3.1 do novo Inter 2, nos bairros Xaxim, Capão Raso e Boqueirão. Foto: Pedro Ribas/SECOM
A última vistoria foi nas obras das trincheiras da Vila São Pedro, sob a Linha Verde, com visitas às ruas Barão de Santo Ângelo e Eloi Orestes Zeglin. Com investimento de cerca de R$ 90 milhões e prazo de execução de 24 meses, as trincheiras terão duas faixas por sentido, além de espaços para pedestres e ciclistas. O projeto também inclui a requalificação de 17 ruas do entorno e melhorias na Linha Verde.
Na Barão de Santo Ângelo, o prefeito acompanhou a fabricação de vigas e estruturas pré-moldadas que serão utilizadas nas duas trincheiras que vão formar um binário viário interligando os bairros Xaxim e Capão Raso.
Já na Rua Eloi Orestes Zeglin estão em andamento serviços de escavação, drenagem e preparação da nova pavimentação que será em concreto. Neste momento os trabalhos estão concentrados em frente à Praça Zumbi dos Palmares, que futuramente será incorporada ao novo Parque África.
Também acompanharam as vistorias de obras os vereadores Tiago Zeglin, Beto Moraes e Jasson Goulart.
Lote 3.1 (Pacotes 2 e 3) do novo Inter 2
Lote 2 – Pacote 2 – Novo Inter 2 (em andamento)

Trincheiras da Vila São Pedro (em andamento)