LEMBRA-TE DE MIM: Grupo Obragem de Teatro apresenta variação contemporânea de Hamlet
08/04/2026 às 08:37
De 09 de abril a 03 de maio de 2026, o Grupo Obragem de Teatro apresenta o espetáculo de teatro para adultos, Lembra-te de mim, uma versão de Hamlet, de William Shakespeare, com dramaturgia e direção de Olga Nenevê. O elenco reúne nomes de destaque do teatro paranaense: Ane Adade, Ariel Rodrigues, Eduardo Giacomini, Fabiana Ferreira, Gabriel Gorosito, Guenia Lemos, Regina Bastos e Taciane Vieira.

A montagem, com música original executada ao vivo, aborda questões urgentes da contemporaneidade, como a violência contra as mulheres, a opressão, os conflitos armados ao redor do mundo e a fragilidade da condição humana.
 
Haverá, ainda, a Oficina: A vibração das camadas de presença em cena, nos dias 9 e 10, sábado e domingo, das 8h30 às 12h30. As inscrições são grauitas pelo email
 oficinasobragem@gmail.com. 
 
Em Lembra-te de mim, o centro da tragédia desloca-se da dúvida existencial para a responsabilidade da memória. A partir da frase proferida pelo fantasma do rei Hamlet, o espetáculo investiga o que permanece após a ruína: quem sobrevive, quem lembra e quem narra. Em meio a um mundo marcado pela violência, pelo apagamento e pela disputa de versões, Horácio emerge como figura central — não por agir, mas por testemunhar. Quando todos caem, é ele quem permanece para sustentar a palavra e impedir o esquecimento.

A encenação propõe Hamlet como um drama do depois: depois da morte, depois da catástrofe, depois da perda — quando lembrar se torna um gesto político que se levanta contra o silêncio e a manipulação das narrativas oficiais.

O espetáculo contará com duas sessões com intérprete de Libras e serão realizadas sessões gratuitas para estudantes e professores da rede pública, com transporte disponibilizado, além de rodas de conversa e uma oficina sobre o processo de criação, ministrada por Olga Nenevê, com carga horária de 9 horas.

As ações serão realizadas na sede do Grupo Obragem, localizado a duas quadras do Largo da Ordem.

“PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, com incentivo das empresas Uninter e Consórcio Servopa. 

Ficha técnica:
Dramaturgia e direção: Olga Nenevê
Elenco: Ane Adade/Eduardo Giacomini/Fabiana Ferreira/Gabriel Gorosito/Guenia Lemos/Regina Bastos/Taciane Vieira
Música original: Ariel Rodrigues
Preparação vocal: Luciana Melamed
Figurino: Eduardo Giacomini
Cenário: Guenia Lemos
Iluminação: Beto Bruel
Operação de iluminação: Érica Mityko
Designer gráfico: Alessandra Nenevê
Captação de recursos: Carol Roehrig
Assistente de produção: Leandro Oliveira
Produção: Grupo Obragem de Teatro

Serviço
Lembra-te de mim: De 09/04 a 03/05/2026
Quinta a domingo, às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Oficina: A vibração das camadas de presença em cena
Dias: 9 e 10/05/2026, sábado e domingo, das 8:30 às 12:30 
Inscrições gratuitas com envio de mini bio para oficinasobragem@gmail.com

Onde: Espaço Obragem – criação e compartilhamento artístico
Alameda Júlia da Costa, 204 – São Francisco (a duas quadras do Largo da Ordem)
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio