MENUx
Foto: reproduçãoO secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, declarou na sexta-feira que as forças do país estão realizando outro bombardeio em larga escala no espaço aéreo iraniano. A operação ocorre quase duas semanas após Estados Unidos e Israel terem iniciado seus ataques.
Hegseth comentou durante uma entrevista coletiva no Pentágono que o líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, está “ferido e provavelmente desfigurado”. “E a liderança do Irã não está em melhor forma. Desesperados e escondidos, eles foram ficar encolhidos em subsolos”, afirmou Hegseth.
O secretário acrescentou acreditar que autoridades do alto escalão estão “se mudando para áreas civis”. Ele mencionou que as forças americanas eliminaram toda a capacidade iraniana para a produção de mísseis balísticos, e que toda a indústria de defesa será destruída “muito em breve”. Também segundo Hegseth, não há “nenhuma evidência clara” de que o Irã tenha colocado minas no Estreito de Ormuz.
Em uma entrevista para a emissora Fox News Radio que foi ao ar na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou que a campanha militar não vai demorar muito, e que vai acabar quando ele tiver essa sensação em seus “ossos”.
As Forças de Defesa de Israel anunciaram na sexta-feira ter executado mais de 7.600 ataques desde o início da operação. Os militares acrescentaram que mais de 60% desses ataques tinham como alvo os programas de mísseis de Teerã.
A Guarda Revolucionária do Irã informou na sexta-feira que realizou mais de 40 ondas de ataques contra alvos americanos e israelenses. Um oficial de alta patente da corporação declarou que o Estreito de Ormuz permanece sob controle da Guarda Revolucionária, que não vai permitir a “dominação” por potências mundiais.
O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, participou de uma manifestação em Teerã na sexta-feira. Ele comentou para a imprensa local que o presidente americano subestima o povo do Irã. “O problema com Trump é que ele não é inteligente o suficiente para entender que os iranianos formam uma nação madura, forte e determinada. Quanto mais pressão ele exerce, mais forte se torna a vontade do povo”, declarou Larijani.
com nhk