
Foto: reprodução
O produto interno bruto (PIB) da Rússia em 2025 aumentou 1% em relação a 2024, marcando a primeira desaceleração econômica significativa do país em três anos.
O Serviço Estatal Federal de Estatísticas da Rússia divulgou os dados na sexta-feira. A economia russa cresceu mais de 4% em 2023 e em 2024. Esses resultados foram impulsionados principalmente pelo aumento dos gastos militares necessários após o país ter invadido a Ucrânia.
Para conter o aumento dos preços causado principalmente pela escassez de mão de obra em período de guerra, o banco central russo atualmente mantém sua taxa básica em 16%. Os pagamentos de juros mais altos levaram os consumidores a gastar menos, resultando em uma desaceleração da produção por parte das empresas locais.
A Rússia também implementou uma série de aumentos de impostos para financiar sua ofensiva militar na Ucrânia. O imposto sobre valor agregado foi elevado de 20% para 22% em janeiro.
Moradores de Moscou têm manifestado descontentamento com o aumento dos preços e com a operação militar.
Um homem comentou que os preços dos bens e dos aluguéis estão subindo. Ele acrescentou que tanto a operação militar especial quanto as sanções estão afetando a vida das pessoas.
Uma mulher também mencionou que a inflação está relacionada à operação militar, acrescentando que é por isso que todos estão esperando que ela acabe.
com nhk