A Única Saída merece a sua entrada
22/01/2026 às 14:12
Apesar de estar ausente entre os indicados ao Oscar 2026 (mais uma injustiça contra o diretor   Park Chan-wook), A Única Saída é uma das ótimas estreias nesta quinta dia 22. O filme sul-coreano já havia sido indicado ao Globo de Ouro e ao Critics Choice Award.
Com distribuição da MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, em parceria com a distribuidora independente Mares Filmes, A Única Saída leva assinatura do mesmo diretor de Oldboy e A Empregada. Conta a história em tom satírico de um desempregado se vê forçado a matar seus concorrentes.
O roteiro, baseado no romance O Corte (The Ax) de Donald E. Westlake, também é de Park Chan-wook, com Lee Kyoung-mi, Don McKellar e Jahye Lee. No elenco nomes como os de Lee Byung-hun (Eu Vi o Diabo), Son Ye-jin (A Última Princesa), Park Hee-soon (My Name), Lee Sung-min (The Spy Gone North), Yeom Hye-ran (The Glory), Cha Seung-won (Believer) e Yoo Yeon-seok (Mr. Sunshine).
Sinopse: Man-su, especialista em fabricação de papel com 25 anos de experiência, leva uma vida tão plena que pode dizer a si mesmo, com convicção: “Tenho tudo o que preciso”. Ao lado da esposa Miri, dos dois filhos e de seus cães, vive dias felizes, até ser surpreendido pela notícia de que foi demitido. O choque é devastador, mas, ainda assim, Man-su promete a si mesmo que encontrará um novo emprego em três meses pelo bem da família. Porém, a realidade se revela bem mais complicada. Apesar da determinação, ele passa mais de um ano pulando de entrevista em entrevista e se sustentando com um trabalho no comércio. Em pouco tempo, começa a correr o risco de perder a casa pela qual tanto lutou. No desespero, aparece de surpresa na Moon Paper para entregar seu currículo, mas acaba humilhado pelo gerente de linha Sun-chul. Convencido de que é mais qualificado do que qualquer candidato para trabalhar na empresa, Man-su toma uma decisão drástica: “Se não existe uma vaga para mim, vou ter que criá-la”. 

Bem recebido no Festival de Veneza  e no London Film Festival, A Única Saída não está sozinho entre as ausência  do Oscar. Entre os esnobados pela Academia está também o musical Wicked: Parte Dois. 
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio