Viabilizada pelo edital Qualifica Paraná, da Lei Aldir Blanc, acontece em Curitiba, até 21 de novembro, a oficina do projeto dos Núcleos Paranaenses de Cenografia que tem a missão de expandir a formação nas áreas técnicas para as artes da cena. O curso já foi dado, sempre de forma gratuita, em Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Guarapuava.
Com suas 300 vagas esgotadas, as aulas gratuitas acontecem no Laboratório de Teatro de Animação e Visualidades da Cena (, na Sede Artes da Cena da Faculdade de Artes do Paraná. A oficina oferece subsídios de criação artística no palco, seja ela para o teatro, música, dança ou eventos culturais.
E nesta quinta dia 13, os participantes realizam visita técnica ao complexo do Teatro Guaíra, às nove da manhã. Também visitarão os bastidores do teatro uma turma de mais de 30 alunos do 8º ano do Colégio Estadual José Pioli, da cidade de Itaperuçu.

As Oficinas propõem o compartilhamento de conhecimentos conceituais, teóricos, historiográficos, estéticos, criativos e práticos da cenografia, universo conhecido por Gelson Amaral, que comanda as atividades em cada uma das cidades-núcleos contempladas pelo projeto.
Formado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina-UEL, Amaral também passou pelo curso de Cenografia e Indumentária do CPT, dirigido por Antunes Filho, sob coordenação do cenógrafo e também arquiteto José Carlos Serroni, um dos maiores nomes da cenografia nacional. Amaral, em 2002, ele recebeu o troféu de Melhor Cenografia, pelo cenário do espetáculo teatral “Da Arte de Subir em Telhados”, da Armazém Cia de Teatro.
“Os ofícios de profissionais das áreas técnicas do teatro são aprendizados adquiridos muitas vezes na prática. É um aprender que se faz constante”, analisa Amaral. Por outro lado, continua o cenógrafo, é uma formação ainda pouco presente em cursos de graduação da área, tampouco em cursos livres e a escassez de profissionais habilitados, com formação na área técnica para as Artes da Cena, também se verifica no Paraná.
Além de Amaral, participam da proposta a pesquisadora e doutora em Artes Cênicas Carin Louro e o ator e diretor Marcos Martins, ambos com longa trajetória nas artes do espetáculo. À frente da produção executiva, o ator e pesquisador Álvaro Canholi, da PÁ! Artística, proponente do projeto. Todos eles com o desejo de revelar novos talentos pelo Estado, fazendo surgir uma categoria forte e qualificada de técnicos e artistas da cena nas cidades abarcadas pelo projeto ao provocar reconhecimento, reflexão e difusão do fazer cenográfico.
Depois de Curitiba, o projeto segue para Paranaguá, de 01 a 12 de dezembro. Em cada uma das cidades-núcleo foram disponibilizadas 40 vagas para pessoas maiores de 18 anos. As aulas, assim como todas as atividades da Oficina na capital, contam com recursos de acessibilidade, em especial a tradução em LIBRAS. Além das aulas presenciais, os alunos da Oficina de Cenografia, em todas as cidades, contam com vídeos didáticos com tradução em LIBRAS e cada espaço escolhido para a realização das aulas garantem a acessibilidade a todo participante, com segurança e autonomia, total ou assistida. Outro ponto diz respeito às visitas técnicas, parte importante na metodologia da Oficina, quem sempre acontecem em espaços teatrais com acessibilidade arquitetônica. Mais informações pelo e-mail
nucleosartesdacena@gmail.com e nas redes sociais do projeto: @nucleos_pr_cenografia