
O Brasil tem mais não leitores do que leitores. É o que revela a pesquisa do Instituto Pró-Livro (IPL), realizada em parceria com o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC): 53% dos brasileiros não têm o hábito de leitura, enquanto apenas 47% ainda se consideram leitores. O cenário é inverso ao de 2007, quando o país tinha 55% de leitores.
Na contramão desses números, a Escola Atuação desenvolve ao longo do ano uma série de iniciativas para incentivar o gosto pelos livros e a valorização da leitura. Entre elas, o SOS Livros, em que os estudantes restauram exemplares danificados, reforçando o cuidado e o vínculo com a leitura, e a Bolsa de Livros, que promove a troca de obras entre as crianças e o compartilhamento de experiências literárias.
Nesta semana, em celebração ao Dia Nacional do Livro (29/10), a escola realiza uma atividade especial com o tema “Da Minha Janela”. As turmas da Educação Infantil ao 5º ano vão transformar suas percepções em arte e poesia, criando um Mural da Janela Poética, que representa o olhar de cada criança sobre o mundo ao seu redor.
De acordo com Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e conselheira familiar da Escola Atuação, a leitura é um dos pilares do desenvolvimento infantil e precisa ser cultivada desde cedo. “Temos uma grande responsabilidade social em despertar a paixão pela leitura. Quando a criança lê, ela não apenas compreende palavras, mas ativa múltiplas áreas do cérebro, escuta, imaginação, percepção e emoção”, explica.
Para Esther, a leitura é um ato de amor e estímulo cognitivo que precisa ser compartilhado entre escola e família. “A tecnologia tem ocupado um espaço muito grande, e por isso é essencial que pais e professores façam um movimento conjunto para reacender essa paixão pelos livros dentro e fora da sala de aula”, conclui.