União Progressista não tem dado muito certo e pode acabar
27/10/2025 às 05:00
O Paraná é um dos estados onde a junção entre o União Brasil e o PP não deu muito certo, muito por conta da falta de interesse em apoiar o senador Sergio Moro

Vários analistas políticos especulam sobre o fim da recém-criada confederação União Progressista, que reúne os partidos União Brasil e Progressistas (PP) “sob o mesmo guarda-chuva”. O maior problema da União Progressista acontece nos estados, onde há uma falta de entendimento geral. O Paraná é um exemplo disto. Enquanto o senador Sergio Moro quer ser candidato ao governo do estado pelo União Brasil, agora sob seu comando, o deputado federal Ricardo Barros rapidamente lançou a pré-candidatura da esposa e ex-governadora Cida Borghetti à sucessão de Ratinho Jr. Parlamentares do PP e muitos do União Brasil ameaçam abandonar suas legendas se a candidatura de Sergio Moro for confirmada. Não deixa de ser curiosa a situação: Moro tem bons índices de intenções de votos, mas não recebe apoio de seus correligionários. Diante de impasses como o relatado no Paraná e em outros estados é que se especula o fim da confederação. Pelo jeito, cada um vai seguir o seu caminho num divórcio amigável.
FRANCISCHINI NO PODEMOS
Deve ser anunciada de forma oficial, nesta segunda-feira, o ingresso do deputado federal Felipe Francischini no Podemos. O parlamentar deixa o União Brasil, onde foi “retirado” do comando do partido pelo senador Sergio Moro. Na nova legenda, Felipe Francischini deve retomar a vida de presidente de partido, segundo anuência da presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu. Uma das consequências do ingresso de Francischini no Podemos foram as saídas do deputado estadual Denian Couto e do ex-senador Alvaro Dias. Tanto a saída de Denian como o ingresso de Francischini esbarram na janela partidária – período em que os parlamentares podem mudar de partido sem o risco de perder os mandatos – que só acontecerá em abril de 2026.
CURI CRITICA DECRETO QUE ALTERA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, publicou em suas redes sociais uma nota de repúdio ao Decreto Federal 12.686/25, que institui a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. Na avaliação do parlamentar, a medida coloca em risco um modelo de sucesso de Educação Especial executado no Paraná. “Somos exemplo para todo o Brasil no atendimento pedagógico e terapêutico ofertado a cerca de 50 mil pessoas com deficiência em mais de 400 APAEs existentes no Estado. Um trabalho reconhecido nacionalmente, desenvolvido com excelência, humanidade, transparência e resultados concretos de inclusão social”, observou Curi. “A educação especial não pode ser tratada de forma ideológica ou burocrática”, completa. A medida do governo federal estabelece que o atendimento educacional especializado (AEE), para pessoas com deficiência, deve ocorrer preferencialmente dentro da escola regular, tornando exceção o trabalho das instituições especializadas. Na avaliação de Curi, a iniciativa altera de forma significativa a organização da educação especial e o funcionamento das APAEs em todo o país.
DESTINAÇÃO DE MULTAS A MAUS TRATOS DE ANIMAIS
Inspirado no caso do cão Tokinho, vítima de agressões em 2023, o vereador Nori Seto (PP) apresentou um projeto de lei, na Câmara Municipal de Curitiba, que altera a lei municipal 16.038/2022 — norma que define sanções administrativas para maus-tratos a animais na capital do Paraná. A proposta estabelece que 50% das multas aplicadas a infratores sejam destinadas aos cuidados diretos do animal vítima, enquanto a outra metade continua sendo revertida ao Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), para políticas de proteção animal. Na justificativa, o vereador relembra um episódio que mobilizou a opinião pública: o caso do cão Tokinho, hoje rebatizado como Floquinho. Ele foi brutalmente agredido pelo tutor em Ponta Grossa e tornou-se autor simbólico de uma ação judicial que reconheceu, pela primeira vez no Paraná, os animais como sujeitos de direitos. A decisão determinou o pagamento de indenização exclusiva ao cão, a ser administrada pelos tutores atuais. Segundo Nori Seto, o caso “mudou a percepção jurídica sobre o dano animal e mostrou que a reparação deve alcançar o próprio animal, não apenas punir o agressor”.
AGENDA DA ASSEMBLEIA
A Assembleia Legislativa do Paraná terá uma semana com ampla programação. A agenda terá prestação de contas da Secretaria de Saúde, homenagens a categorias como bombeiros, dentistas e controladores de voo, além de mais uma edição do programa Assembleia nos Bairros, que chega à Regional do Bairro Novo, em Curitiba. A iniciativa, que já passou pelas regionais do Boqueirão, Fazendinha/Portão, Santa Felicidade e Pinheirinho, será realizada na quarta-feira (29), com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da população, ouvir as demandas das comunidades e facilitar o acesso a serviços públicos em um único local. A ação é organizada pela Assembleia, com apoio da Prefeitura de Curitiba. Também na segunda-feira, às 18 horas, o Plenário recebe sessão solene em comemoração aos 113 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, por iniciativa do deputado Hussein Bakri (PSD). Fundado em 8 de outubro de 1912, o Corpo de Bombeiros conta atualmente com 19 batalhões e duas unidades especializadas, atendendo diretamente 68 municípios. O programa Brigada Comunitária, presente em 39 cidades, também será lembrado durante a cerimônia como exemplo de parceria entre a corporação e as administrações municipais.
PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE
Na terça-feira (28), às 9 horas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresenta o relatório detalhado das ações do segundo quadrimestre de 2025, em audiência pública promovida pela Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Tercilio Turini (MDB). O encontro, no Auditório Legislativo, cumpre exigência da Resolução nº 459/2012 do Conselho Nacional de Saúde e da Lei Complementar Federal nº 141/2012, que determinam a prestação periódica de contas sobre os recursos aplicados na área da saúde. Ainda na terça, às 19 horas, o Plenário recebe sessão solene em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado em 25 de outubro. A iniciativa é do deputado Ney Leprevost (União), em reconhecimento à contribuição desses profissionais para a saúde e o bem-estar da população. Na quinta-feira (30), o Plenarinho será palco de outra solenidade, proposta pela deputada Flávia Francischini (União), em homenagem à Aviação Brasileira e à Força Aérea Brasileira, celebrando também o Dia do Aviador (23/10), o Dia do Controlador de Tráfego Aéreo (20/10) e o 38º aniversário do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Os vereadores Jasson Goulart (Republicanos) e Meri Martins (Republicanos) realizaram uma sessão solene para comemorar o Dia Mundial da Alimentação. O evento contou com homenagens à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (SMSAN) e foi realizado no Palácio Rio Branco. A entrega reuniu vereadores da Casa, representantes da SMSAN, das Centrais de Abastecimento Alimentar (Ceasa-PR) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Comsea). “Falar de segurança alimentar é falar de política pública viva. Uma política que não se limita a programas e números, mas que transforma a cidade onde o alimento chega e transforma também quem faz chegar. Alimentar é um ato de humanidade. É cuidar do outro naquilo que é mais essencial”, discursou Jasson Goulart. O vereador enalteceu a política alimentícia de Curitiba que conta com 35 Armazéns da Família e 11 Sacolões da Família que garantem alimentos de qualidade a preços com até 30% mais baixos do que os supermercados convencionais locais. 
USO ÉTICO DA IA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
O deputado Delegado Tito Barichello (União) defende o projeto de lei que institui o Programa de Aprendizagem do Uso Ético da Inteligência Artificial nas escolas públicas do Paraná, do qual é coautor ao lado das deputadas Ana Júlia (PT) e Mabel Canto (PP) e dos deputados Goura e Requião Filho, do PDT. A proposta visa preparar os estudantes para compreender e utilizar a tecnologia de forma ética, responsável e consciente, sem a necessidade de criar uma nova disciplina. “A inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia. Precisamos garantir que os jovens saibam usar essas ferramentas com responsabilidade, ética e senso crítico. A escola tem papel fundamental nesse processo de formação cidadã e digital”, destacou Barichello. O projeto define conteúdos essenciais para orientar o aprendizado dos alunos sobre o uso ético da inteligência artificial, incluindo introdução à IA e suas aplicações, programação e algoritmos, princípios éticos, impactos sociais e ambientais, privacidade e direitos humanos. O programa também prevê estudos de casos práticos e incentiva o pensamento crítico no uso cotidiano da tecnologia.
REINHOLD PAI E FILHO SÃO HOMENAGEADOS
O deputado federal Reinhold Stephanes Júnior e seu pai, o ex-ministro Reinhold Stephanes, receberam esta semana, em Curitiba, diplomas de reconhecimento e mérito institucional do governo do Paraná pelos serviços para consolidar as políticas da administração pública do estado. A homenagem fez parte do evento realizado no Palácio das Araucárias, sob o comando do secretário Luizão Goulart, para comemorar os 50 anos da Secretaria da Administração e Previdência do Estado do Paraná (SEAP). "Eu era um guri e tive uma equipe de alto nível", disse o deputado Stephanes Júnior, convidado a falar em nome de seu pai e dos demais quatro ex-secretários homenageados. A convite do então governador Jaime Lerner, ele foi secretário por duas vezes, a primeira aos 30 anos, o mais jovem no cargo. "Foi um jovem visionário", lembrou-se a diretora-geral Maria Carmen Albanske.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio