
*Por Ericson Straub
Curitiba é uma cidade reconhecida pela qualidade das artes gráficas e da produção de meios editoriais desde o final do século XIX. A produção de rótulos de erva-mate consolidou esta imagem para o Brasil com o desenho e a produção de rótulos de erva-mate na Impressora Paranaense.
Nos anos 70, Curitiba vivia um momento de efervescência cultural. Na terra dos já nacionalmente reconhecidos Poty Lazzarotto e Dalton Trevisan, também ganharam destaque nacional outros nomes ligados às artes gráficas, propaganda, arquitetura, literatura e fotografia, como Paulo Leminski, Alice Ruiz, Jamil Snege, Helena Kolody, Miran, Zeno Otto, Solda, Retamozzo, Ernani Buchmann, Desidério Pansera, José Dionísio Rodrigues, Abrão Assad, Manoel Coelho, Jaime Lerner, Marcio Santos, dentre outros. O universo de publicações culturais dos anos 70 e 80 também evocou a potencialidade da cultura na cidade.
Nos anos 70 e 80, jornais culturais como “O Raposa” e “Nicolau” já apresentavam a qualidade dos artistas gráficos da cidade. O jornal “O Raposa” surgiu por iniciativa do designer gráfico Miran, que a partir dos anos 80 também começou a editar uma das mais importantes revistas de design brasileira, a Revista Gráfica, que colocou de vez o design de Curitiba no holofote nacional. Nos anos 2000, surge outra importante revista ligada ao design nacional, a Revista Abcdesign. Até os anos 80, os profissionais que trabalhavam na área de publicidade e artes gráficas eram artistas autodidatas, mas a competitividade e a profissionalização das atividades começaram a exigir formações acadêmicas para as atividades até então praticadas pelo meio artístico.
O ensino de design no Brasil
A partir dos anos 50, em São Paulo, começam iniciativas pioneiras ligadas ao ensino de design no MASP e em outras instituições. Mas o primeiro curso de desenho industrial da América Latina surge na Escola Superior de Desenho Industrial no Rio de Janeiro em 1963, influenciado diretamente pela escola alemã de ULM e pelo pragmatismo germânico de pensar o design. A ESDI influenciou diretamente diversos cursos de design que surgiram a partir desta época.
A ideia do curso de Desenho Industrial da Universidade Católica do Paraná, que viria a se tornar a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) anos depois, foi iniciativa do professor Aramis Demeterco que, nos anos 70, entendeu as necessidades que as empresas do Paraná e de Santa Catarina buscavam para o desenvolvimento industrial.
Na Universidade Católica do Paraná, Aramis Demeterco era professor de Geometria Descritiva e Desenho Básico e achava que a ideia do design poderia humanizar a visão tecnicista do Centro de Ciências Exatas. O curso de Desenho Industrial começou a funcionar no início do ano de 1975 na Universidade Católica do Paraná, ainda na sua antiga casa anexa ao Colégio Santa Maria, na Rua Quinze de Novembro. Em 1976 o curso foi transferido para o Câmpus no Prado Velho.
Em 1975 surge o curso de Desenho Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também fruto dos ventos do avanço que chegava a Curitiba - os cursos de design da PUCPR e da UFPR foram os dois primeiros do sul do Brasil.
Nestes 50 anos, os profissionais formados pela PUCPR colaboraram especialmente com o desenvolvimento industrial, com a indústria cultural e com diferentes setores do Brasil. A criatividade na forma de pensar dentro do curso de design da PUCPR levou inovação para negócios e para soluções de questões ligadas ao meio ambiente, às pessoas e à educação. Diversos ex-estudantes levaram a pedagogia do design da PUCPR para instituições de ensino no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ajudando a pensar o design também nestas regiões. A qualidade do curso da PUCPR também é atestada pelos diversos concursos de renome nacional ganhos por nossos egressos, como o concurso Volkswagen de Design Automotivo (o mais importante do segmento), dentre vários outros de renome nacional e internacional.
Hoje, os ex-estudantes da PUCPR estão espalhados pelo Brasil e pelos quatro cantos do mundo, levando o aprendizado de qualidade da Universidade realizado por mais de cinco décadas. A partir dos anos 2000, o curso da PUCPR se consolidou como um dos mais importantes do país e busca estar em sintonia com o “espírito do seu tempo”. O modelo de ensino do curso de design da PUCPR hoje é baseado na transversalidade das disciplinas, na busca de formação de um profissional de design com visão holística em todos os segmentos: design de moda, design de produto, design gráfico, UX (User Experience), service design, inovação e branding. Mas sempre buscando manter o seu DNA que tem como alicerce a criatividade e o empreendedorismo.
*Ericson Straub é professor do curso de Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).