MENUx
A China passou a usar a primeira rota de navios de contêineres para a Europa através da passagem marítima do Oceano Ártico.
Órgãos de comunicação estatal da China noticiaram que a embarcação partiu em 23 de setembro da província de Zhejiang, no leste do país, atravessou a rota do Ártico e chegou na segunda-feira a um porto da Inglaterra.
As notícias dão conta de que a viagem de 20 dias marcou a primeira vez que um navio de contêineres partiu da China rumo à Europa pelo Ártico. Assinalam que o trajeto reduziria significativamente o tempo de navegação, já que as rotas convencionais entre a China e a Europa exigem cerca de 40 dias pelo Canal de Suez, no Oriente Médio, ou cerca de 25 dias de trem.
O navio deverá descarregar seus contêineres em portos da Alemanha, da Polônia e da Holanda.
Com a abertura da nova rota de transportes, a China estaria tentando ampliar o comércio com a Europa em meio a atritos comerciais com os Estados Unidos.
Pequim vem intensificando esforços para explorar o trajeto do Oceano Ártico, que chama de Rota da Seda Polar. Ao mesmo tempo pretende intensificar a cooperação com a Rússia, que controla longos trechos do litoral ártico.