Brasileiro deve gastar menos no Dia das Crianças deste ano
O Dia das Crianças este ano será marcado pela criatividade e pela busca de experiências em família, ainda que com um orçamento mais contido. É o que revela a nova pesquisa da Hibou, instituto de pesquisa e insights de consumo. O estudo, realizado entre 1 e 3 de outubro de 2025 com 1.847 respondentes de todo o Brasil, mostra que 49% dos consumidores pretendem gastar menos do que nos anos anteriores. Apesar disso, a data se fortalece como um momento de conexão, com 31% dos entrevistados considerando-a "um dia para aproveitar ao lado das crianças", um aumento de 3 pontos percentuais em relação aos 28% de 2024. A pesquisa mostra uma mudança na percepção do brasileiro sobre o Dia das Crianças. Embora 36% ainda a vejam como "só mais uma data comercial", esse número representa uma queda significativa em comparação com os 45% de 2024. Em contrapartida, a visão da data como um momento para estar junto das crianças cresceu de 28% para 31%. A percepção da data como um marco de simbologia importante também aumentou, passando de 13% para 15%.
ESTÍMULO AO CONSUMO DE UVA
A International Fresh Produce Association (IFPA) iniciou sua campanha de sazonalidade da uva com o objetivo de estimular o consumo da fruta e reforçar sua presença no dia a dia dos brasileiros. Segundo Valeska Ciré, gestora da IFPA no Brasil, a iniciativa é estratégica para ampliar a visibilidade da uva no mercado: “Queremos mostrar ao consumidor brasileiro a versatilidade e os benefícios da uva, reforçando que a fruta está com qualidade e preços excelentes e deve fazer parte da rotina alimentar.” Valeska destaca ainda o impacto da ação para toda a cadeia produtiva: “Campanhas de sazonalidade são fundamentais para movimentar o mercado, gerar valor para produtores e distribuidores e, ao mesmo tempo, inspirar os consumidores a redescobrirem a uva em diferentes formas de consumo.” O mercado está aquecido, como relata Daniel Eijsink, CEO da Kuará, uma das maiores produtoras de uva do Vale do São Francisco: “2025 está se mostrando uma safra normal em termos de volume. A qualidade está muito boa, com um clima mais favorável que 2024. Em termos de mercado, mesmo com a tarifa para o mercado americano, as exportações continuam com boas expectativas para Europa e demais continentes. Esperamos que seja uma safra de qualidade”.
IFOOD DOMINA 92% DO MERCADO DE DELIVERY NO PAÍS
O setor de delivery no Brasil se consolidou como um dos mais relevantes dentro da economia digital, movimentando cifras expressivas e moldando novos hábitos de consumo. Um estudo conduzido pela klavi, empresa de Open Finance e analytics, mostrou que o mercado atingiu R$ 1,11 bilhões em transações na amostra analisada e confirmou a forte concentração em torno de um único player: o iFood. No primeiro trimestre de 2025, período de coleta da pesquisa, a empresa de entregas deteve cerca de 92% de participação de mercado. A predominância da plataforma indica um domínio significativo no setor, mesmo já contestado por outras plataformas de entrega internacionais, como o Rappi e Uber Eats. No entanto, com a chegada dos novos players chineses, como a 99Food, o cenário tende a mudar, a estrutura do setor brasileiro é rara no contexto global, em outros países a disputa entre players costuma ser mais equilibrada. O estudo analisou dados financeiros anonimizados e consentidos, revelando que o consumidor brasileiro de delivery é altamente engajado e representa um mercado com grande potencial de expansão. Em média, cada usuário realizou 14,7 transações no período, o que corresponde a aproximadamente 4,9 pedidos por mês. O valor médio mensal por pessoa foi de R$ 220, enquanto o ticket médio ficou em R$ 45,00. Os dados apontam para um cenário em que o delivery não é apenas um consumo esporádico, mas um hábito consolidado na rotina.
EMPRESAS BUSCAM MAIS CRÉDITO NO FINAL DO ANO
Já estamos no último trimestre do ano e nesse período o mercado de crédito corporativo no Brasil ganha fôlego extra, especialmente o relacionado a empresas de pequeno e médio porte. Isso porque muitas delas aceleram a busca por liquidez para reabastecer estoques e impulsionar as operações até o encerramento do ano fiscal. Estudos mostram que este momento é uma janela importante de movimentação financeira no país, em que as empresas têm recorrido cada vez mais a financiamentos para aproveitar datas estratégicas, como Black Friday e Natal — períodos decisivos para fechar o ano com resultados positivos.
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PROCURAM MAIS
De acordo com números da M3 Lending, a procura por financiamentos por parte de pequenas e médias empresas cresceu 30% no quarto trimestre de 2024 em relação à média dos períodos anteriores, em um ritmo que tende a se manter ao longo de 2025. Para atender à essa alta demanda por recursos, fintechs vêm conquistando espaço, oferecendo alternativas mais ágeis e desburocratizadas às empresas que precisam de respostas rápidas quando se fala em crédito, além de taxas de juros mais competitivas em comparação a muitos bancos. Os números do mercado comprovam. A pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2025, realizada pela PwC Brasil e pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), mostra um aumento de 68% no volume de crédito no Brasil em 2025. As empresas que fazem parte da Associação alcançaram R$ 35,5 bilhões, consideravelmente superior ao ano anterior, que foi de R$ 21,1 bilhões. Além disso, o número de clientes pessoa jurídica atendidos pelas fintechs cresceu 67%, com destaque para micro e pequenas empresas, que representam 71,7% da base de clientes PJ. Foi observado também um avanço na presença entre empresas de maior porte, com cerca de 800 clientes com faturamento superior a R$ 300 milhões.
CURITIBA GANHA MAIS DOIS VOOS DIÁRIOS AO RIO
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais–PR, ganhará uma nova opção de conexão direta com o Rio de Janeiro. A Latam Airlines passa a operar, a partir do dia 26 deste mês, dois voos diários entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), ampliando a oferta já existente de frequências diretas operadas pela Gol e pela Azul. Os voos da Latam partirão diariamente do Afonso Pena às 5h10 e às 9h35, proporcionando mais opções de horários tanto para viajantes corporativos quanto para turistas. A nova rota terá capacidade para transportar até 4.900 passageiros por semana (considerando ida e volta), o que representa cerca de 300 mil passageiros por ano em potencial de movimentação. Atualmente, o trecho Curitiba–Galeão é um dos mais movimentados do país, com operações diárias das companhias Gol (quatro voos por dia, três aos sábados) e Azul (três voos diários, dois aos sábados). Com a chegada da Latam, o Afonso Pena reforça sua malha aérea e capacidade de integração com um dos principais destinos nacionais.
FOOD VALLEY PARANÁ
Diretores e dirigentes de cooperativas de agropecuária e de crédito podem se inscrever, gratuitamente, até 17 de outubro, para o lançamento oficial do Food Valley Paraná. O evento será realizado no dia 24, em Palotina, quando a Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentará seu mais novo projeto, voltado à expansão da agrotecnologia, levando especialistas na área para resolverem problemas reais de automação logística, gestão computadorizada e robótica até as cooperativas. As cooperativas que confirmarem presença no lançamento do Food Valley terão prioridade de atendimento e poderão, no dia, realizar as primeiras reuniões com a equipe técnica do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), da UFPR, que coordena o projeto. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla ou pelo e-mail contato@c3sl.ufpr.br. O Food Valley Paraná é uma iniciativa da UFPR e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), do Sistema Ocepar, da Sicredi e da C-Vale, consolidando o Paraná como referência nacional em inovação agroindustrial.
FORD RANGER É O VEÍCULO MAIS PROCURADO NO PARANÁ
A Ford Ranger manteve a liderança em setembro como o modelo de veículo 0KM mais procurado no Paraná. A informação é do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, e que todos os meses divulga os modelos que mais interessaram os brasileiros com base no número de buscas e visitas registradas na plataforma. Segundo o levantamento, a picape da Ford é seguida por Volkswagen Tera (2º), Ford Maverick (3º), Audi RS6 (4º), Volkswagen Nivus (5º), Ford Territory (6º), BMW 320i (7º), Audi A3 (8º), Ford Mustang (9º) e Ford F-150 (10º). No segmento de usados, o Honda Civic se manteve como o modelo mais buscado, seguido por Toyota Corolla (2º), Volkswagen Gol (3º), BMW 320i (4º), Volkswagen Polo (5º), Volkswagen Jetta (6º), Chevrolet Cruze (7º), Ford Ranger (8º), Chevrolet S10 (9º) e Chevrolet Onix (10º).
INFLAÇÃO DE AUTOMÓVEIS USADOS DESACELERA
O IBV Auto, índice do banco BV que mede a variação de preços de automóveis leves usados no país, registrou em setembro uma alta de 0,30% frente a agosto, mostrando desaceleração em relação ao mês anterior (+0,92%). Ainda assim, o resultado confirma a resiliência do setor: no acumulado em 12 meses, os preços registram alta de 5,84%, desempenho superior ao da inflação ao consumidor medida pelo IPCA. “A desaceleração do IBV Auto em setembro trouxe os primeiros sinais de desaquecimento da economia, algo esperado num contexto de juros elevados. Note, no entanto, que o fato de a variação em doze meses dos preços de automóveis usados superar a inflação ao consumidor, medida pelo IPCA, indica vendas resilientes no mercado automotivo”, disse Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV.