Dia Nacional da Doação de Órgãos: Aeroporto de Bacacheri é elo vital no transporte aéreo de órgãos
Desde o ano passado até agora, o Aeroporto já viabilizou quase 200 missões de transplantes, com prioridade no tráfego
30/09/2025 às 08:44
Foto: Sérgio Mendonça Júnior / Divulgação Motiva
No dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Transplantes de Órgãos, data que reforça a importância da solidariedade e da logística para salvar vidas. O Paraná, líder em doações no país e com a menor taxa de recusa familiar (27%, frente à média nacional de 42%), encontra nos céus a velocidade necessária para que órgãos vitais cheguem a tempo ao seu destino.
Profissionais da Casa Militar do Paraná conduzem, em aeronaves preparadas, médicos e órgãos que cruzam o estado e alcançam outras regiões do Brasil. Essa missão de esperança tem no Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, um ponto de partida essencial: a base operacional da Casa Militar. Somente em 2024 foram registradas 122 operações no terminal, e até setembro de 2025 já são 77 missões concluídas.
Todas as operações contam com apoio da Motiva, que administra o Aeroporto e assegura a infraestrutura necessária, mobilizando equipes mesmo fora do horário regular de funcionamento, sempre que a urgência da saúde exige. Além disso, também garante prioridade total a voos que transportam, além dos profissionais, a chance de uma nova vida.
“Nos enche de orgulho fazer parte dessa corrente de solidariedade. Cada operação representa uma chance de vida, e por isso nossa equipe está sempre pronta para apoiar a Casa Militar, inclusive fora do horário regular de funcionamento, garantindo que nenhum minuto seja perdido em um transporte tão essencial”, destaca Eduardo Schein, gerente do Aeroporto de Bacacheri.
 
Sobre o Aeroporto do Bacacheri: Localizado em Curitiba, é voltado à aviação geral e executiva, sendo um dos dez mais movimentados do país nesta categoria. Com estrutura eficiente, é referência em operações não comerciais e suporte à aviação civil. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio