Vestibular da UFPR impulsiona demanda por aluguel em Curitiba
Procura por imóveis aumenta com chegada de estudantes de outras regiões
25/09/2025 às 17:38
Imagem Luggo
Com a proximidade do vestibular da Universidade Federal do Paraná, no dia 5 de outubro, Curitiba registra um aumento significativo na busca por imóveis para alugar, especialmente entre jovens de outras cidades que chegam em busca de uma vaga no ensino superior. Segundo levantamento da Luggo, empresa especializada em locação de imóveis prontos para morar, a taxa de ocupação nos três empreendimentos da marca em Curitiba alcançou mais de 90% de ocupação, no ano passado, impulsionada pela chegada dos novos estudantes.
 
Em 2025, a ocupação dos empreendimentos Luggo repete a mesma tendência, com 93% de ocupação nos bairros Cidade Industrial, Rebouças e Lindoia - regiões onde a proptech de locação residencial da MRV&CO estão localizadas. No mês passado, a empresa lançou mais uma unidade focada nesse público, no bairro Jardim Botânico, nas proximidades do campus da UFPR e da PUCPR.
Para Rodrigo Lutfy, Diretor de Negócios e Comercial da Luggo, a alta na procura reflete uma demanda cada vez mais focada em praticidade e eficiência no processo de locação. “Esse é um público que valoriza a agilidade na hora de fechar o contrato, a possibilidade de fazer tudo online e, principalmente, a conveniência. Muitos vêm para a cidade com prazo apertado e já querem entrar no apartamento com tudo pronto para morar”, esclarece.
O perfil dos estudantes que chegam à cidade tem mudado. Além de localização estratégica, esse público passou a valorizar ainda mais a praticidade no dia a dia, buscando imóveis que já ofereçam estrutura completa para facilitar a adaptação e a rotina. “Moradias com mobiliário pronto, lavanderia compartilhada, academia e até minimercado no prédio têm sido cada vez mais procuradas, uma tendência que acompanha as transformações nos hábitos de consumo das novas gerações”, complementa Rodrigo.
Além dos vestibulandos, a cidade também atrai um número crescente de jovens recém-formados que buscam iniciar a vida profissional. Muitos desses profissionais priorizam moradias com boa infraestrutura e contratos flexíveis, o que permite mais autonomia e adaptação a novas oportunidades sem a necessidade de mudanças complexas ou investimentos altos. “Curitiba tem se consolidado como um polo universitário e de inovação, o que naturalmente atrai não só estudantes, mas também jovens profissionais em início de carreira, que muitas vezes optam por permanecer na cidade após a formação. Esse público busca soluções de moradia alinhadas a um estilo de vida mais dinâmico, com conforto, tecnologia e praticidade desde o primeiro dia. Para atender esse público, vamos lançar mais uma unidade em Curitiba no próximo mês, na região do Jardim Botânico”, finaliza o Diretor.
O atual cenário da cidade revela como o crescimento educacional e econômico tem influenciado diretamente o setor imobiliário. A chegada constante de estudantes e jovens profissionais amplia a demanda por moradias bem estruturadas, conectadas e que oferecem praticidade desde a assinatura do contrato. Essa dinâmica não apenas movimenta o mercado de locação, como também reflete um processo de transformação urbana, com soluções cada vez mais alinhadas às novas formas de viver nas grandes cidades.

Sobre a LUGGO : www.luggo.com.br.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio