
Foto: SVD Transportes
Para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito e o Colégio Católica Curitiba realizaram nesta terça-feira (23), a atividade Pare, Olhe, Acene, com alunos de oito a dez anos. Com o auxílio de um caminhão de verdade, as crianças aprenderam a identificar os pontos sem visibilidade dos veículos, especialmente de ônibus e caminhões, a parar, olhar e acenar antes de atravessar ruas e avenidas, a importância do “ver e ser visto” e o uso seguro da faixa de pedestres.
As crianças participaram de uma atividade lúdica com o material didático do Pare, Olhe, Acene que encena situações cotidianas vividas no trânsito e demonstra como as crianças devem se comportar para estarem seguras. “Acidentes de trânsito são uma das principais causa de morte de crianças. Nosso compromisso é atuar para evitar que esses sinistros aconteçam e o esforço coletivo é fundamental para que isso ocorra”, disse Anaelse Oliveira, assessora de Responsabilidade Corporativa da Associação Volvo e coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.
O Colégio Católica Curitiba conta com a Feliz Cidade, com ruas e semáforos reais e a educação no trânsito faz parte da grade curricular. “Sempre que possível incluímos conteúdos extras como o Pare, Olhe, Acene para conscientizar e tornar o tema ainda mais presente no cotidiano dos estudantes”, explicou o diretor Celso Moletta Junior.
Multiplicadores - O Pare, Olhe, Acene é uma atividade permanente do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) que busca reduzir o número de crianças envolvidas em sinistros de trânsito. É voltado à educação no trânsito de crianças entre 6 e 10 anos.
Qualquer pessoa que tenha afinidade com o tema pode participar. Educadores do ensino fundamental, representantes de empresas – em especial logística e transporte, profissionais ligados à segurança no trânsito ou à responsabilidade social corporativa, e todos que queiram atuar na disseminação de comportamentos seguros com as crianças.
Para se tornar um multiplicador multiplicar do Pare, Olhe, Acene, é necessário fazer o curso online e gratuito no portal www.pvst.com.br/pareolheacene. Concluída a capacitação, basta baixar o material e colocar o conteúdo em prática. Aqueles que enviarem evidências da aplicação da atividade com as crianças receberão um certificado Volvo de Embaixador da Segurança.
Problema Nacional - Acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte infantil no Brasil. De acordo com dados do DATASUS, compilados pelo Observatório Nacional de Trânsito, em 2023, 878 crianças de 0 a 14 anos morreram em sinistros de trânsito no País. Destas, 201 eram pedestres e 69 estavam de bicicleta.
O número de feridos também é expressivo. Segundo a organização Aldeias Infantis SOS, também com base em informações do DATASUS, 11.925 crianças de 0 a 14 anos foram internadas com lesões decorrentes de acidentes de trânsito naquele mesmo ano.