Grêmio empata com o Botafogo pelo Brasileirão
24/09/2025 às 22:32
Foto: Lucas Uebel

Em partida atrasada válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio empatou em um gol diante do Botafogo, na Arena. Os gols da partida saíram na etapa final. Cuiabano marcou para os visitantes e Tiago Volpi empatou na reta final da partida, em cobrança de pênalti.

O jogo começou de forma equilibrada, com as equipes procurando trabalhar a posse de bola. A primeira oportunidade foi em cobrança de escanteio pelo lado direito. Willian cobrou na marca do pênalti e Kannemann chegou concluindo rasteiro de perna esquerda. A bola foi no canto e o goleiro Léo Linck espalmou para frente. André conferiu o rebote para fazer o gol, mas a jogada foi anulada por impedimento. No minuto seguinte, em rápido contra-ataque, Matheus Martins escapou para invadir a área. Kannemann pressionou na marcação e o chute acabou passando à direita do gol de Tiago Volpi.

A nova oportunidade do jogo foi aos 14 minutos. Em jogada trabalhada, Marlon recebeu com espaço pelo lado esquerdo da área. Logo fez o cruzamento na segunda trave. Edenilson ganhou no alto dos marcadores para testar firme a bola. Léo Linck voou no canto esquerdo para salvar o que seria o gol inaugural da partida.

O time carioca chegou em jogada de combinação pelo lado direito aos 21 minutos, até o cruzamento ser feito rasteiro para trás. Marlon Freitas chegou chapando de primeira e Tiago Volpi defendeu com firmeza no canto esquerdo. Dois minutos depois, em batida de falta lateral, o desvio de cabeça de Arthur Cabral passou sem perigo para fora.

Willian recebeu o passe na intermediária ofensiva pelo lado canhoto para conduzir até a entrada da área, aos 24 minutos. Logo puxou para o meio e arriscou o chute, porém mandou longe do alvo. Depois disso, o jogo voltou a ficar muito disputado no meio de campo, com poucas jogadas de ataque efetivas de ambos os lados.

Em cobrança de falta frontal aos 34 minutos, Artur bateu com veneno no ângulo direito e Volpi foi rápido para saltar e espalmar para praticar bela defesa. Três minutos depois, foi a vez de Arthur Cabral ser acionado pelo lado direito da área e soltar a bomba. Seguro no posicionamento, Volpi bloqueou o chute à meia altura, mandando para escanteio.

O Grêmio chegou com perigo aos 44 minutos. Willian recebeu na divisória do gramado para puxar o contra-ataque em velocidade. Na parte central do gramado, percebeu a movimentação de André Henrique no comando de ataque e deu a assistência. O avante adiantou a bola já dentro da área e bateu de perna direita. A bola assou perto, tirando tinta da trave esquerda, na última oportunidade da etapa inicial.

Já no segundo tempo, em saída de jogo errada da defesa carioca, André pressionou o último defensor e a bola sobrou limpa para Dodi, como homem surpresa. Livre na área e de frente para o goleiro, chutou cruzado e alto, para a defesa do goleiro. Grande chance desperdiçada.

O castigo veio aos nove minutos, em lançamento na diagonal. Cuiabano ganhou da linha defensiva na velocidade para sair na cara de Volpi e desviar para abrir o marcador.

Em desvantagem, o Tricolor procurou avançar mais ao ataque para pressionar em busca do empate. Teve chance aos 12 minutos em cruzamento de Marcos Rocha, mas a conclusão de cabeça de André Henrique passou sem perigo por sobre a meta.

Cinco minutos depois, em rápida jogada de linha de fundo, Willian chegou em velocidade pelo lado direito da área para cruzar. A zaga afastou parcialmente e Marlon chegou batendo de primeira. A bola desviou no defensor e passou por cima do gol.

O Grêmio aproveitou erro na saída de jogo do Botafogo e teve nova oportunidade aos 28 minutos. André recebeu na meia-lua da grande área e deu toque por elevação no lado esquerdo para Olivera. Na caída da bola, o uruguaio arriscou o chute de chapa, mas acabou mandando por sobre a meta.

O Tricolor foi pra cima para buscar o resultado. Aos 37 minutos, Marcos Rocha arriscou forte chute de fora da área e a bola desviou na zaga, antes de passar perto do travessão.

Em cobrança de falta lateral de Marlon aos 40 minutos, a bola foi desviada na barreira por Mateus Martins quando iria em direção ao gol. Na revisão do VAR, o árbitro de campo foi chamado e o pênalti foi assinalado, pois o desvio foi flagrante no braço esquerdo do botafoguense. Na cobrança, aos 43 minutos, Tiago Volpi bateu com qualidade no canto direito para deixar tudo igual. 1 a 1.

Nos acréscimos, aos 49 minutos, Marlon recebeu o passe na esquerda e fez o cruzamento rápido na área. Alex Santana surgiu na corrida para desviar de cabeça e a bola caprichosamente raspou no travessão e se perdeu à linha de fundo.

O Grêmio tentou chegar novamente, mas não conseguiu nova oportunidade até o apito final.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio