Teatro imperdível: Nastácia
24/09/2025 às 14:43
Vencedor de Melhor Direção nos Prêmios Shell e  APTR, além de Melhor Cenário, a peça Nastácia chega em Curitiba para dez apresentações de hoje, 24, a 28 de setembro e de 1º a 5 de outubro, no Teatro da Caixa. No palco, Flávia Pyramo, Gilberto Gawronski e Lenine Martins, que vivem os personagens de O Idiota, clássico de Dostoiévski, de 1869. | A premiada direção é de Cao Guimarães, que une teatro e videoarte.
A montagem estreou em agosto de 2019, em Belo Horizonte, com apresentações também no Rio de Janeiro, quando conquistou as premiações. Em recente temporada no Festival Off Avignon 2025, na França, edição em que o Brasil foi o país convidado de honra, Nastácia foi escolhida como uma das peças favoritas (Coups de Coeur), pelo jornal Le Dauphiné Liberé. E foi descrita no jornal La Terrasse como “uma epopeia brilhante”. 
 Nastácia Filíppovna, talvez a mais trágica das heroínas do escritor russo, simboliza a coragem e a resiliência de uma mulher que transformou a própria vulnerabilidade em potência, lutando por dignidade mesmo diante da violência mais cruel, diz Flávia Pyramo, idealizadora do projeto e intérprete da personagem.
 A atriz revela: “Dar vida a Nastácia é habitar um corpo em sobressalto, com o coração acelerado e os olhos marejados. Sempre que me preparo para reencontrá-la, sinto uma alegria avassaladora percorrer cada parte de mim, porque a amo profundamente. Mas, ao mesmo tempo, vem a dor de um nó no estômago, pois sei que, ao contar sua história, estarei encarando os olhos de tantas outras mulheres que vivem essa tragédia real chamada violência de gênero”.
Pedro Brício, assina a dramaturgia a partir do texto original, centrando a ação no apartamento de Nastácia, no dia de seu aniversário. Ali, ela é informada de seu casamento com Gánia, imposto pelo patriarca Totski, “um oligarca que a explorou desde a infância e que agora a expõe como se estivesse em uma vitrine à venda”.
 Esse momento, para Pedro Brício, é um ponto crucial da história, quando Nastácia encara seus algozes e a sociedade que a cerca: “O passado irrompe de repente e toma conta da cena. Entendemos claramente a história; a potência do drama dos personagens é o que arrebata, por ser tão vertiginoso e por se transformar de uma hora para outra diante dos nossos olhos”.
 Em paralelo
O premiado cenário, concebido pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, “Nastácia no Salão de Dresden”, ficará em exposição para visitação guiada e gratuita, nos dias das apresentações,  às 11h e às 16h. Além da instalação, os visitantes poderão acompanhar cinco videoartes assinadas por Cao Guimarães. São 15 vagas e as senhas começam a ser distribuídas 30 minutos antes da visita. 
 Haverá ainda a oficina gratuita Experimento Criativo Coletivo, com a atriz Flávia Pyramo, que  vai compartilhar a experiência do processo criativo coletivo que inspirou o espetáculo Nastácia. O workshop  acontece no dia 27 de setembro, das 14 às 18h e é destinado a atores e não atores, com o objetivo de estimular e direcionar a criação individual dentro de um coletivo, promovendo o desenvolvimento artístico-cultural.

 Confira! 
Teatro da Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro), de 24 a 28 de setembro e de 1º a 5 de outubro de 2025. De terça a sábado, às 20h e domingo, às 19h
Sessão com Libras no sábado 4 de outubro, com bate-papo pós sessão
Ingressos: a 15 (meia) e 30 reais, na bilheteria do teatro e online pela plataforma Bilheteria Digital.
Duração: 1h40
Oficina: inscrição grátis em https://forms.gle/r7SkrYcufg4Fxb7N6
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio