Curitiba reforça protagonismo nacional em eventos de negócios
Até o final de agosto deste ano, a capital sediou 85 eventos técnico-científicos e encontros corporativos. A expectativa é de recorde de público em setembro
24/09/2025 às 01:35
Créditos - Daniel Bueno

A localização estratégica e a infraestrutura oferecida pela capital paranaense são os principais atrativos para a realização de grandes eventos corporativos. Até agosto de 2025, segundo o Curitiba Convention & Visitors Bureau, a cidade já havia sediado 85 eventos técnico-científicos, feiras e encontros. Em 2024, foram 140, que trouxeram 10 milhões de visitantes e geraram impacto econômico de R$ 13,8 bilhões, segundo a Prefeitura. Do total, 38% dos turistas vieram motivados por compromissos de negócios, o que elevou a ocupação hoteleira a 100% no auge da temporada de congressos.

O Centro de Eventos Viasoft Experience, em Curitiba, por exemplo, recebeu no início de setembro a Feira do Empreendedor do Sebrae com público diário de cinco mil pessoas em média. A demanda de eventos deste porte segue aquecida no calendário deste mês, com o 54º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com mais de quatro mil profissionais de todo país.
Em agosto, o Viasoft Experience contabilizou um dos maiores públicos no período. Foram 14.500 participantes em cinco grandes eventos, entre eles a Conferência da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP), a InterForensics, maior evento de Ciências Forenses da América Latina — e a Convenção de Inverno do Sicredi.
Segundo o diretor de Novos Negócios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que administra a UP Experience, Eduardo Faria, a procura pelo centro de convenções e pelos outros espaços localizados na Universidade Positivo tem crescido de forma consistente. “A soma da estrutura de Curitiba com o nosso padrão de serviço explica os resultados tão positivos. Um único evento desse porte pode atrair cerca de 10 mil pessoas num único dia. Esse público impacta diretamente toda a cadeia do turismo de negócios da capital”, afirma.
Parceiro frequente, o Sicredi realiza diversos eventos por ano no complexo, que inclui ainda o Teatro Positivo, o Teatro UP Experience, além de auditórios, a Biblioteca Roberto Campos Neto e outros espaços. Para a assessora de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Valéria Ferreira, a infraestrutura da UP Experience é uma das melhores do Brasil. “A tecnologia, o conforto dos ambientes, a localização estratégica e a logística bem organizada tornam tudo mais fluido e agradável, tanto para quem participa quanto para quem organiza. Isso reforça a imagem do Sicredi como instituição que valoriza inovação, cuidado com as pessoas e excelência em tudo o que faz”, avalia.

Parceiros desde 2009
A Neodent também mantém relação de longa data com o Viasoft Experience, palco de dois de seus principais encontros: o Neodent Congress, voltado para clientes e profissionais da odontologia, e a Convenção de Vendas, destinada ao time interno.
Desde 2009, quando sediou a primeira edição do congresso, o local integra o calendário estratégico da empresa, reunindo milhares de participantes de 29 países. “Escolher a UP Experience vai além da estrutura física. É um parceiro que agrega valor à entrega dos nossos eventos”, avalia a gerente de Eventos da Neodent, Ana Paula Cardial.
O complexo UP Experience foi eleito Centro de Convenções do Ano no Prêmio Capivara e foi destaque no Prêmio Embaixadores de Curitiba. Com 11 mil m² construídos, sendo 7,3 mil m² de área de exposição, o Viasoft Experience já tem confirmados mais de 150 eventos para 2025.

Sobre a UP Experience
A UP Experience é o maior e mais completo complexo cultural, esportivo e científico do Brasil. Responsável pela gestão dos espaços de locação de todas as instituições do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, a UP Experience é hoje parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do país, atuando como polo de acesso do grande público à cultura, ao esporte e ao conhecimento em todo o território brasileiro. upx.art.br
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio