Conselho da Mulher Empresária da ACP comemora 42 anos  
23/09/2025 às 12:01

Presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, ladeado por integrantes do Conselho da Mulher Empresária.

O Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial do Paraná (ACP) celebrou, na quarta-feira (17), seus 42 anos de história. O evento, realizado na sede da entidade, no auditório que leva o nome do saudoso Odone Fortes Martins, fundador do jornal Diário Indústria & Comércio e que foi vice-presidente da ACP. 
O acontecimento reuniu empresárias, ex-coordenadoras e conselheiras que marcaram a trajetória do grupo. Para a diretora do jornal Diário Indústria & Comércio, Irene Martins, presente ao evento, após cumprimentar as empreendedoras, disse que "a  ACP tem em suas associadas uma força maravilhosa de união e empreendedorismo liderada pela dinâmica Albanir na coordenação do Conselho da Mulher Empresária.”
Atualmente, sob a coordenação de Albanir Fracaro, que também é vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, o CME é composto pelas empresárias: Maria Terezinha Wollmann, Camila Salatti e Giselle Cristina Suardi dos Santos (vice-coordenadoras), Vaneza Antunes, Maria Augusta Geara, Graciele Vanessa Alflen de Castro Maciel, Jacqueline Carcereri, Ana Lucia Zattar Coelho, Ana Paula Durigan, Renata Simonetto Gonçalves, Helen Augustini, Roberta Kisy e Elise do Carmo Bonierski Bonato.
A coordenadora do CME  destacou o papel de apoio da diretoria da entidade  para o fortalecimento das ações do Conselho.  “Quero agradecer ao presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, por tudo que tem feito por nós, mulheres do CME. A gente tem feito muita coisa porque você tem dito sim e tem acreditado no que a gente quer fazer”, afirmou.
Já o presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, enalteceu a relevância do CME ao longo de sua trajetória. “É com grande alegria que celebramos hoje os 42 anos de existência do Conselho da Mulher Empresária da ACP. Este momento não é apenas uma comemoração de tempo, mas sim um reconhecimento da trajetória de conquistas, de superação e de protagonismo”. Deggerone ressaltou:  “Quero citar todas as coordenadoras que abrilhantaram esses últimos 42 anos do CME: Lá Aun Engel (em memória) que foi a primeira coordenadora, Margot Bettega Canet, Ericléa Porto Freire, Regina Zanchi (em memória), Eliane Biazetto, Valquíria Mac Dowell, Carla Alves da Silva, Evelyn Cotait Nascimento, Avani Slomp (também ex-Presidente da ACP), Isabel Mendes, Kazuko Akamine, Edda Deiss de Mello e Silva, Jandira Scussel, Maria Cristina Coutinho e nossa atual Albanir Fracaro”, comentou.
Criado em 1983, na gestão do saudoso Carlos Alberto Pereira de Oliveira, o Conselho da Mulher Empresária da ACP tem como propósito fomentar o empreendedorismo feminino, fortalecer o associativismo e ampliar a participação das mulheres no mercado de trabalho.


Albanir Fracaro, coordenadora do CME e a diretora do jornal Diário Indústria & Comércio, Irene Martins


Integrantes do Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial do Paraná (ACP)
 
Jardinete Lá Aun Engel

(Foto de Flavio Antonio Ortolan)

La Aun Engel foi a primeira coordenadora do então Conselho da Mulher Executiva (hoje Conselho da Mulher Empresária). Em 2009, o então prefeito Beto Richa, prestou homenagem a ela , inaugurando o Jardinete La Aun Engel, que fica na rua Padre Agostinho, próximo à Praça General Gastão Cordeiro Pereira.
Numa placa no local, esta escrito: “Paulistana radicada em Curitiba, foi professora, filósofa e empresária. Poliglota, esotérica, não descartava oportunidades de conhecimento, de decifrar e aplicar o novo. Primeira presidente do Conselho da Mulher Executiva do Paraná, incentivou a organização e a valorização das mulheres de negócios. Curitiba, 06 de março de 2009.Beto Richa. Prefeito Municipal de Curitiba”. La Aun Engel faleceu em 2005.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio