Mulheres criam acessórios criativos e geram renda a partir de computadores descartados
19/09/2025 às 20:26
Na próxima semana, Curitiba recebe exposição de produtos criados a partir de materiais considerados lixo eletrônico. Itens definidos como sucata se transformam em acessórios coloridos e viram pulseiras, colares, brincos ou chaveiros. As peças são cuidadosamente criadas por um grupo, formado por 65 mulheres, que participa de oficinas para a confecção de bijuterias estilosas. Essa arte, em artesanato moderno, é gerada nas oficinas de capacitação do curso de Imersão Digital que ajuda mulheres a retornarem ao mercado de trabalho, após acessar jornada focada em qualificação profissional para a geração de renda.

O curso faz parte do projeto Tech Girls que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade social e promove capacitação tecnológica voltada para o resgate da autonomia e independência financeira. A iniciativa Tech Girls existe desde 2017 dedicada exclusivamente para o público feminino, explica Gisele Lasserre, fundadora do projeto. “Percebi uma lacuna social que precisava ser trabalhada em conjunto com a iniciativa privada e com o poder público. Nosso projeto é destinado para mulheres de baixa renda, muitas em situação de vulnerabilidade e violência, que precisam de qualificação para ampliar oportunidades de trabalho e renda”.

Gisele relata que o foco do projeto é trabalhar temáticas prioritárias no âmbito social e ambiental. “Seja pelo aproveitamento do lixo eletrônico que vira artesanato e reduz o impacto de resíduos no meio ambiente, como também na geração de novas oportunidades de trabalho com incremento da renda familiar das alunas”, finaliza a fundadora.

Amanda Dullius Salvador, de 31 anos, é analista de e-commerce, aluna do projeto conta que no Tech Girls percebeu que o lixo eletrônico tem muito valor, pois as peças se transformam em artesanato Bijoutex. “Conheci novas oportunidades no mundo do empreendedorismo que ainda não conhecia. Estou feliz e realizada, cheia de planos para o futuro, graças ao curso de Jornada de Imersão Digital do Tech Girls”, finaliza ela.

SERVIÇO: Exposição Bijoutex Tech Girls – acessórios em artesanato com resíduo eletrônico
Quando: de 26 de setembro a 2 de outubro
Onde: shopping Jockey Plaza (Rua Konrad Adenauer, 370 - Tarumã)
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio