
Ed Vitrola - divulgação
A jornalista e empresária Martha Becker, especialista em comunicação corporativa, lança o livro “Crise não marca hora: como construir e gerenciar imagem e reputação”, pelo selo Legados, da editora Vitrola. A publicação é um guia para o desenvolvimento profissional e pessoal e traz estratégias práticas para fortalecer a reputação e superar os adversos momentos de crise.
Com mais de 25 anos à frente da Martha Becker Comunicação Corporativa e com ampla experiência na prevenção e no gerenciamento de crises de imagem, a autora revela como construir uma presença sólida e admirada, blindando o que há de mais importante para empresas e pessoas físicas: a sua reputação.
“São cuidados que as grandes corporações, médias e pequenas empresas, profissionais autônomos e toda pessoa física precisam ter com sua reputação, o seu principal valor. Com atento cuidado preventivo e planejamento para resposta ágil, se necessário. É o que o mercado, o cliente e todas as suas relações saberão ao seu respeito”, detalha Martha.
O livro aborda, de forma prática e democrática, temas como gestão de reputação, prevenção e gerenciamento de crises empresariais, apresentando exemplos reais que ilustram como atitudes estratégicas e valores consistentes podem impulsionar trajetórias profissionais. “O livro de Martha Becker nos lembra que a crise não escolhe hora nem lugar, mas que a coragem de liderar, inovar e empreender pode transformar desafios em oportunidades. É um legado de sabedoria que a Vitrola se orgulha de compartilhar", declara Ramir Severiano, CEO e fundador da Vitrola.
Além disso, a obra reúne conhecimento técnico e cases reais do universo corporativo, detalhando o que fazer durante e após uma crise. O conteúdo destaca, também, formas para relacionar-se estrategicamente com stakeholders. “Manter a imagem protegida é tarefa que não pode ser deixada de lado, relegada a um segundo plano. É fator estratégico no desenvolvimento de carreiras e de corporações”, enfatiza Martha.
Redes sociais ampliam riscos e exigem resposta rápida
A autora destaca que os cuidados com a reputação, sempre tão relevantes, tornam-se, nos dias atuais, ainda mais imprescindíveis pela transformação digital pela qual a comunicação passa. “Como no caso recente em que Porto Alegre teve um boom de crises na imagem de estabelecimentos no setor de alimentação, que rapidamente tomaram grandes proporções. Tudo está mais ágil e viral. É preciso estar preparado para enfrentar a crise de forma rápida e consistente para que uma imagem construída ao longo de anos não seja destruída em minutos”, complementa.
Prevenir é tão importante quanto gerenciar uma crise, segundo a especialista em reputação, assim como agir rápido e de maneira certeira após elas acontecerem. É preciso, ainda, considerar o cenário de massificação do uso de redes sociais, com as marcas se tornando mais vulneráveis pelo contato direto. “A instantaneidade da interação entre público e marca tornou as empresas muito mais sujeitas a crises”, afirma.
“Crise não marca hora” é um projeto realizado em parceria com a jornalista Jane de Castro, responsável pela organização do livro, e representa a realização de um sonho antigo da empresária. “Tem sido uma experiência maravilhosa e desafiadora escrever meu primeiro livro. A Jane e a editora Vitrola têm sido parceiras sensacionais nesse processo”, finaliza Martha Becker.