Cinco empresas foram selecionadas no primeiro edital do Sanepar Labs, programa de inovação aberta da Sanepar em parceria com a Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). As empresas selecionadas apresentaram propostas que respondem aos desafios estratégicos da Companhia e vão participar da etapa de imersão técnica e mentoria.
As empresas classificadas para cada desafio do primeiro edital são Mexichem Brasil Ind. Transf. Plástica Ltda. (diagnóstico, instalação, manutenção, reparos, reabilitação e limpeza/desobstrução de redes de água e/ou esgoto usando métodos não destrutivos), SFA Brasil Equip. Sanitários Ltda. (redes coletoras de esgoto em áreas com soleira negativa), Clearwell do Brasil Tecnologia Sustentavel Ltda. (remoção de dureza, arsênio e/ou flúor de águas subterrâneas), ATME Eco Solutions (tratamento temporário de esgoto em plantas de pequeno porte durante manutenção, melhoria ou ampliação) e Conatus Ambiental (otimização do uso de produtos químicos no tratamento de água, esgoto e/ou lodo).
“Fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis fortalece o protagonismo da Sanepar no avanço do setor. Além disso, é instrumento para alcançarmos as metas de universalização do saneamento de forma mais eficiente e gerarmos valor para a sociedade”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Na etapa de imersão técnica, com mentoria de representantes da Sanepar e da Hotmilk, as empresas participam de elaboração da proposta técnico-comercial em um ambiente de confidencialidade. Também serão definidos os detalhes do relacionamento com a Sanepar de acordo com o Regulamento Interno de Licitações, Contratos e Convênios (RILC).
O diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, explica que a busca por soluções efetivas no mercado para os desafios enfrentados pela Companhia é uma estratégia sólida para aplicar a inovação no setor de saneamento com agilidade e impacto real.
“O programa traz benefícios para a Sanepar superar desafios no seu setor de atuação e também para as empresas participantes, que vão ter apoio para o desenvolvimento dos projetos e acesso à nossa expertise técnica e infraestrutura”, afirma. Para participar da reunião, as startups interessadas devem acessar o formulário e fazer a sua inscrição prévia.