Prefeitura de Curitiba ajuda o consumidor a gastar menos com o Clique Economia
18/09/2025 às 05:21
Fotos : Ricardo Marajó/SECOM

Com a alta no custo de vida, cada centavo faz diferença no orçamento das famílias. Por isso, a Prefeitura de Curitiba oferece o Clique Economia, uma ferramenta gratuita que permite comparar preços de alimentos da cesta básica, produtos de higiene e limpeza em supermercados da capital. O serviço está disponível tanto no Curitiba APP quanto em versão web, em um formato moderno, intuitivo e acessível.

Todos os dias, equipes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) pesquisam os valores de aproximadamente 750 itens em supermercados de médio e grande porte. As informações são atualizadas duas vezes ao dia, às 12h e às 16h, garantindo ao consumidor dados atuais e confiáveis para planejar as compras.

Além de comparar preços unitários, o sistema permite montar uma lista de compras personalizada. Ao final, a plataforma indica o supermercado onde o conjunto de produtos sai mais barato, mas também possibilita filtrar por estabelecimentos próximos da residência ou do trabalho do consumidor.

Para o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, o Clique Economia é uma política pública que vai além da comparação de preços.

“A plataforma é uma aliada no planejamento do gasto familiar, especialmente em tempos de inflação. Ao oferecer transparência e informação atualizada, ela contribui diretamente para a segurança alimentar das famílias curitibanas, ajudando cada cidadão a comprar mais e melhor”, salientou Leverci.

Já o coordenador do Clique Economia, Adriano Cardoso da Silva, destaca a confiabilidade dos dados. “Nossas equipes estão diariamente nas gôndolas dos supermercados, coletando os preços reais pagos pelo consumidor. O que aparece no Clique Economia é exatamente o que está na prateleira. É essa atualização constante que garante a utilidade e a credibilidade do serviço”, disse.

Como acessar

Clique Economia pode ser acessado de forma rápida e gratuita pelo Curitiba APP, disponível para download em Android e iOS, ou diretamente pelo site do Clique Economia.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio