
Foto: reprodução
O governo da Ucrânia anunciou que está em plena execução o acordo de cooperação pelo qual pacotes de auxílio militar americano são enviados ao país por meio de aliados europeus integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Em julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou planos para o envio de armamento à Ucrânia, incluindo sistemas de defesa aérea Patriot, a ser financiado pelos países da Otan.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia confirmou quarta-feira que os Estados Unidos aprovaram os primeiros pacotes de auxílio militar para a Ucrânia pelo acordo.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, declarou a jornalistas que os primeiros pacotes de auxílio financiados pela Otan vão incluir mísseis Patriot.
Nos dias 6 e 7, as Forças Armadas da Rússia lançaram a sua maior onda de ataques aéreos à Ucrânia com mísseis e drones desde o início da invasão, destruindo parcialmente um importante prédio do governo, em Kiev.
A Ucrânia pretende fortalecer a sua capacidade de defesa aérea com armas fornecidas por intermédio da nova cooperação transatlântica.
com NHK