
Foto: Rodrigo Zanotto / Divulgação: Motiva
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, registrou em agosto de 2025 mais de 538 mil passageiros, consolidando uma tendência de crescimento contínuo nos últimos anos. O número representa um aumento de 9,8% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram contabilizados 490 mil passageiros.
Em agosto de 2023, o aeroporto havia recebido 500 mil viajantes, enquanto em 2022 foram 453 mil, o que indica uma alta de 7,6% e 18,8%, respectivamente, na comparação com os anos anteriores.
Além do crescimento no fluxo de passageiros, o terminal também registrou 4.326 movimentos de aeronaves (entre pousos e decolagens) ao longo do mês.
O gerente do aeroporto, Éden Pisani Jr., atribui os bons resultados à eficiência operacional do terminal. “Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados este ano. Nossa dedicação à melhoria contínua dos processos operacionais tem sido fundamental para atender ao crescente número de passageiros com qualidade e segurança.”
Em 2025, o Aeroporto Internacional Afonso Pena foi eleito o melhor da sua categoria na premiação Aviação + Brasil, promovida pela Secretaria Nacional da Aviação Civil do Governo Federal.
Sobre o Aeroporto Internacional Afonso Pena: Fundado em 1944, está localizado em São José dos Pinhais (PR). Atende Curitiba e Região Metropolitana com voos nacionais e internacionais.
Reconhecido pela excelência em serviços e infraestrutura, figura entre os melhores do Brasil em satisfação do passageiro. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.