MENUx
Um protesto gigante contra imigração foi realizado sábado em Londres, na culminância de mais de uma semana de manifestações em várias partes do Reino Unido.
Segundo a mídia britânica, no final de março, mais de 30 mil aspirantes a asilo político estavam hospedados em cerca de 200 hotéis da Inglaterra e do País de Gales.
O clima de tensão aumentou em julho, depois que um aspirante a asilo hospedado em um hotel de Essex, na região sudeste da Inglaterra, foi acusado de violência sexual e outros delitos.
O homem teria tentado beijar uma menina e tocado nela de modo inapropriado, desencadeando protestos na área do hotel que se espalharam para outros estabelecimentos de hotelaria onde se hospedavam aspirantes a asilo em várias partes do país.
O protesto de sábado na capital do Reino Unido foi organizado pelo ativista Tommy Robinson, que é considerado figura influente entre pessoas tidas como de extrema direita.
Manifestantes portavam bandeiras inglesa e britânica e cartazes com os dizeres “Mande-os para o próprio país” e “Salvem nossas crianças”.
Segundo a polícia, o protesto atraiu mais de 100 mil manifestantes.
O protesto teve momentos de violência e confrontos entre manifestantes e forças de segurança que causaram ferimentos em 26 policiais.
Autoridades comunicaram a prisão de 25 manifestantes.
Em resposta a distúrbios crescentes, o governo do Reino Unido anunciou planos de abandonar gradualmente o uso de hotéis para acomodar aspirantes a asilo político.