
Celulares estão entre os principais itens esquecidos nos Aeroportos/Foto: Cecília França/Divulgação Motiva
Diariamente, mais de 340 mil pessoas passam pelos aeroportos de todo o País. Com um fluxo tão grande de pessoas, a seguinte cena não é incomum: o passageiro chega ao aeroporto, identifica seu voo no painel de informações, decide ir ao banheiro antes de entrar para o embarque e lá acaba esquecendo a carteira, ou a almofada de viagem, ou até mesmo o ursinho do filho.
A boa notícia é que esses objetos pessoais não estão, necessariamente, perdidos para sempre. Existe um protocolo de registro e guarda desses itens assim que encontrados. “Os funcionários, quando encontram, são orientados a entregar o item a um vigia ou vigilante, que faz contato com o monitoramento e tenta localizar o passageiro nas imagens. Em caso de identificação, o objeto pode ser devolvido diretamente para o passageiro; em caso negativo, o item é registrado e recolhido no setor de Achados e Perdidos do terminal”, explica Eden Pisani Junior, gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Como localizar?
Atualmente, o Aeroporto Internacional Afonso Pena tem um inventário de mais de 1900 itens no setor de Achados e Perdidos. Os mais frequentes são documentos, roupas, celulares e descansos de pescoço. Mas também há itens inusitados, como cadeira de rodas, estojos de maquiagem, barraca e até mesmo uma urna funerária.
Para verificar se um objeto perdido encontra-se guardado no Aeroporto Internacional Afonso Pena o passageiro pode entrar em contato pelo telefone 0800 727 4720 ou pelo e-mail perdidoseachados.cwb@motiva.com.br . Os objetos devem ser retirados no terminal pelo proprietário ou por terceiros devidamente autorizados por ele.
O que acontece após 90 dias?
Após os 90 dias de guarda, a gestão do aeroporto promove a destinação dos objetos esquecidos. Aqueles de uso pessoal, como celulares e documentos, são destruídos; os demais transformam-se em doação para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Curitiba.
Todos os passageiros podem colaborar na rotina de cuidado com itens esquecidos nos aeroportos, entregando o que encontrar aos vigias ou vigilantes identificados.
Sobre o Aeroporto Internacional Afonso Pena: Fundado em 1944, está localizado em São José dos Pinhais (PR). Atende Curitiba e Região Metropolitana com voos nacionais e internacionais. Reconhecido pela excelência em serviços e infraestrutura, figura entre os melhores do Brasil em satisfação do passageiro. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.