Preocupação com dinheiro está entre os maiores vilões do sono no Brasil
17/09/2025 às 10:16

Mais de 40% dos adultos brasileiros têm o nome negativado, e a preocupação com as finanças aparece entre os principais fatores de estresse e noites mal dormidas

A desorganização financeira é hoje uma das principais causas de estresse, ansiedade e noites mal dormidas para milhões de brasileiros. Dados do SPC Brasil (julho de 2025) revelam que 71,37 milhões de pessoas estão com o nome negativado, o equivalente a 42,9% da população adulta. Nesse cenário, planejar as finanças vai muito além de lidar com números: é uma estratégia essencial para garantir segurança, reduzir preocupações e melhorar a qualidade de vida.

A qualidade do sono, por sua vez, é um fator determinante para a saúde e o bem-estar, mas milhões de pessoas no mundo enfrentam dificuldades para dormir. Um levantamento recente da ResMed, com 36 mil pessoas em 17 países, revelou que a falta de sono é um problema global, motivado por diferentes fatores. No cenário mundial, as principais causas de noites mal dormidas foram ansiedade (36%), insônia (25%), problemas respiratórios (15%) e obesidade (13%). No recorte brasileiro, os vilões do sono são ainda mais expressivos: 60% dos entrevistados apontaram a ansiedade e 39% citaram a preocupação com as finanças.

“Quando a pessoa tem clareza sobre seu orçamento, metas e reservas financeiras, ela sente mais segurança e reduz a sensação de incerteza sobre o futuro. Esse alívio reflete em noites mais tranquilas e qualidade de vida”, explica André Bobek, especialista em planejamento financeiro e fundador da Mhydas Planejamento Financeiro.

Para a consultoria, planejamento financeiro vai muito além de cortar gastos ou poupar: envolve educação, acompanhamento especializado e estratégias personalizadas para cada perfil. “Nosso objetivo é ajudar as pessoas a transformarem suas finanças em um caminho para o bem-estar. Uma vida financeiramente organizada significa menos estresse e mais energia para investir em sonhos pessoais e familiares”, complementa Bobek.

O desemprego também é um fator que dificulta a estabilidade financeira de milhões de brasileiros. Somado a isso, ainda segundo o SPC, 46% dos casais no país brigam por questões financeiras, sendo o desequilíbrio econômico uma das principais causas de divórcio. “Muitos ainda cometem o que se chama ‘suicídio financeiro’, ou seja, erros que podem arruinar suas finanças por falta de informação e educação financeira. Decisões impensadas, como gastar sem um orçamento definido, não construir um fundo de emergência ou investir sem o conhecimento necessário, são alguns dos principais erros que observamos. A verdade é que ninguém pode prever o futuro, mas todos podemos nos preparar para ele. É essencial ter controle financeiro, poupar com sabedoria e estudar antes de investir, porque a saúde mental também passa pela saúde financeira”, reforça Bobek.

Segundo o especialista, aprender a lidar com o próprio dinheiro vai muito além de organizar o orçamento: é uma forma de proteger a saúde emocional e evitar os impactos negativos de uma vida financeira instável. “Na Mhydas, trabalhamos a educação financeira como um dos pilares para melhorar a qualidade de vida. Quanto mais clareza e controle sobre as finanças, mais espaço sobra para focar em outras áreas da vida, livres do peso da insegurança financeira. E esse processo precisa começar cedo, já que muitos jovens se endividam justamente por não ter esse conhecimento”, destaca.

Quando uma pessoa tem controle sobre seu dinheiro e se planeja para o futuro, ela constrói uma rede de segurança emocional que reduz o estresse e a ansiedade causados pela incerteza financeira. “Os investimentos devem ser encarados como um compromisso, tão importante quanto qualquer despesa, e é preciso desmistificar a ideia de que é preciso sobrar dinheiro para investir”, finaliza.

Sobre a Mhydas Planejamento Financeiro

A Mhydas Planejamento Financeiro está entre as empresas que mais crescem no Paraná e no Brasil. Com mais de 50 consultores financeiros, a empresa tem escritórios físicos em Ponta Grossa, Londrina, Campinas com atuação a nível nacional. Fundada por André Bobek, consultor eleito melhor vendedor de seguro de vida no Brasil por dois anos consecutivos (2019, 2020), consultor financeiro TOP Global, eleito 11º melhor do mundo, recordista do “State Insurance Sales” e membro do Million Dollar Round Table (MDRT), a Mhydas atua na educação, planejamento e melhoria da qualidade de vida por meio de consultoria financeira e tem a patente do Consórcio Multi Versátil. Saiba mais em: https://mhydas.com.br/
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio