
Após oito anos de sua estreia, dezenas de prêmios, teatros lotados na Europa, além de aplausos intensos da plateia e da crítica nacional e internacional, peça Tom na Fazenda finalmente ganha patrocínio. Ao chegar em Curitiba, a primeira das trinta cidades da turnê iniciada nessa quinta-feira, o elenco saudava o retorno aos palcos curitibanos e o apoio logístico da Petrobras através do Ministério da Cultura.
Em cartaz no Guairinha, a peça ganhou mais duas sessões, devido ao patrocínio, nesta segunda e terça. Curitiba é a primeira parada e justamente onde foi apresentada em 2019 no Festival de Teatro. “Chegamos quando Lula ia preso e voltamos quando Bolsonaro é julgado”, observou sobre o ator Armando Babaioff sobre a curiosa coincidência histórica de datas. De lá para cá, a peça, com direção ousada de Rodrigo Portela, foi apresentada mais de 500 vezes e vista por mais de 400 mil pessoas. Do elenco original permanecem Armando e Camila Nahary. De novidade a “decana” Denise Del Vecchio e Iano Salomão, no elenco há dois anos.
Escrita pelo canadense Michel Marc Bouchard, Tom na Fazenda é “um drama gay”, classifica Armando Babaioff, observando que oito anos depois “voltamos a Curitiba com a mesma peça, que continua servindo nesse lugar de estranhamento”. Sobre plateias conservadoras ao meio de tantas andanças da peça, Dernise Del Vecchio acrescenta: “Onde se tem preconceito, ela é mais necessária”.
Para Armando Babaioff, a importância de se ter um patrocínio como o da Petrobras com apoio Minc vai além da viabilização da itinerância do espetáculo. É dar visibilidade de retorno aos financiadores. E tem mais: “É reconhecer a importância do teatro como ferramenta de transformação”.
De Curitiba, Tom na Fazenda vai aterrissar em Brasília. Estará também na paulista Ribeirão Preto, onde teve o aplauso mais demorado de todas as plateias brasileiras. E assim vai...
Imperdível
No Guairinha, neste sábado dia 13 às 20h30, domingo às 19h.
As sessões extras de segunda, 15, e terça-feira 16 estão agendadas para 20h30. Ingressos de 130 a 25 reais pelo site do sympla, com venda também na bilheteria do teatro. (Há ingressos de preços esgotados)
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 minutos
Patrocínio Petrobras. Apoio: Mafalda Café e Bistrô, Bait Nazha Culinária Libanesa e Hotel Bristol Centro Cívico