Kenni Rogers celebra inclusão no Festival da Palavra
12/09/2025 às 11:36
Autor do livro infantil Amigos do Bob, que celebra a amizade e a inclusão, Kenni Rogers estará, com o ilustrador Gustas, na feira do livro que acontece no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, dentro da programação do III Festival da Palavra, iniciado nessa semana.  O lançamento acontece neste sábado, 13 de setembro, às 12h, no estande da editora Insigth.
A história é protagonizada por um menino cadeirante.  Kenni explica: “Quis criar uma literatura que dialogasse com o mundo real das crianças de hoje, que não buscam apenas fadas ou monstros, mas também histórias nas quais possam se reconhecer. O Bob é criativo e alegre, e sua deficiência não limita sua imaginação – pelo contrário, amplia suas formas de viver e criar”.
Visando também as escolas, o livro traz escrita em caixa alta e frases curtas, “para apoiar o processo de alfabetização, tornando a leitura mais acessível para crianças em fase inicial de letramento, além de contemplar cadeirantes e crianças neurodivergentes”.
Para as ilustrações, conta Gustas: “Optei por fazer tudo manualmente, com materiais que o próprio Bob poderia ter em casa – guache, giz de cera, lápis de cor, papéis variados – para trazer texturas e reforçar a ludicidade do livro”. E contou também com a sensibilidade da filha, Maitê. Revela o artista: “Mostrava os desenhos para ela e recebia ideias. A capa, por exemplo, traz o Bob com um lápis atrás da orelha porque foi sugestão dela. Alguns quadros no quarto do personagem e até o gatinho da dedicatória também
foram desenhados por ela. Foi uma experiência intensa e muito especial”.
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio