Steffano Meneghel: Desafios e novos caminhos da gastronomia
12/09/2025 às 02:19
"O verdadeiro tempero da cozinha é o amor, e é esse ingrediente que garante tanto a motivação das equipes quanto a qualidade",  comenta Steffano.



Para o autor, a obra propõe uma visão inovadora para o setor, ao mostrar que empreender no ramo alimentício vai muito além de servir pratos
 
O empreendedor e escritor Steffano Meneghel (@steffanomeneghel )será um dos destaques da próxima edição da Bienal do Livro, que será realizada em Curitiba de 10 a 19 de outubro. Na oportunidade ele  lançará sua mais recente obra: “O Sabor da Responsabilidade – Como Sustentabilidade, Qualidade e Segurança Alimentar Transformam a Indústria da Gastronomia”
Conforme apurou a coluna CAPITAL & NEGÓCIOS, do jornal Diário Indústria & Comércio, com uma trajetória marcada pela união entre propósito e resultado, Meneghel traz ao público reflexões sobre os novos caminhos da gastronomia e os desafios de alinhar negócios, responsabilidade social e práticas sustentáveis.       
A obra propõe uma visão inovadora para o setor, ao mostrar que empreender no ramo alimentício vai muito além de servir pratos: é uma forma de impactar positivamente a comunidade e deixar um legado humano e sustentável.
“Acredito que um dos pontos mais relevantes da minha trajetória como empreendedor foi sempre buscar unir propósito e resultado. No restaurante, tínhamos um forte compromisso com a sustentabilidade, desde a escolha de fornecedores locais e responsáveis até o cuidado em reduzir desperdícios e incentivar práticas conscientes dentro da equipe”, afirma o autor.
Na publicação, Steffano compartilha experiências práticas de sua carreira, destacando valores que se tornaram diferenciais em sua gestão: atendimento humanizado, valorização dos colaboradores e cuidado com o ambiente de trabalho. Para ele, o verdadeiro tempero da cozinha é o amor, e é esse ingrediente que garante tanto a motivação das equipes quanto a qualidade da experiência oferecida aos clientes.
Mais do que um livro sobre negócios, “O Sabor da Responsabilidade” é um convite a refletir sobre como sustentabilidade, qualidade e segurança alimentar podem transformar a gastronomia em uma ferramenta de desenvolvimento humano e social.
O lançamento na Bienal do Livro reforça a importância de trazer à cena literária discussões sobre consumo consciente, inovação no setor alimentício e a construção de negócios visionários que ultrapassam o simples ato de servir. 

Redes sociais impulsionam estética masculina



Luis Fernando Carvalho: “Hoje, o cliente chega até a clínica sabendo exatamente o que quer”
 
Segundo analises de especialistas do seguimento de estética, as mídias sociais deixaram de ser apenas canais de entretenimento e se transformaram em vitrines de comportamento, estilo e bem-estar.
De acordo com o relatório State of Consumer Trends, da McKinsey & Company, publicado em 2025, 32% dos consumidores masculinos consultam esses canais antes de adquirir um produto, número que superou os 27% registrados em 2023.
No setor da estética voltada ao homem, clínicas como a Homenz, especializada na saúde e no bem-estar masculino, percebem esse impacto de forma direta: muitos pacientes chegam aos consultórios já influenciados por conteúdos online
 
“Hoje, o cliente chega até a clínica sabendo exatamente o que quer, muitas vezes porque viu o resultado em alguém nas redes. Essa mudança de comportamento é muito positiva, porque mostra que o zelo pela aparência deixou de ser um assunto restrito”, afirma Luis Fernando Carvalho, CEO da Homenz. A rede faturou, em 2024, R$ 100 milhões e pretende encerrar 2025 com 100 unidades em operação em todo o Brasil.
“As redes sociais democratizaram o acesso à informação e criaram novas referências de comportamento do homem, que envolvem saúde, vaidade e imagem profissional. Esse novo olhar veio para ficar”, finaliza Luis.

Cervejaria Way Beer promove festa

No sábado, dia 13, a Way Beer promove “Festa Brasileira”
A Way Beer(@way_beer) , uma das pioneiras e mais inovadoras da Região Metropolitana de Curitiba, promove no próximo dia 13 (sábado), em sua fábrica, a “Festa Brasileira”, das 13 às 21h30min.
Na programação, shows com a Banda Denorex 80, Baile Brasa, Tripkalia, além de Wes Ventura.
Além disso, estarão disponíveis mais de 30 torneiras de chope, gastronomia das regiões do Brasil, drinks especiais temáticos, e o relançamento especial da “Cerveja Brasileira” da marca. A cervejaria esta localizada na Rua Pérola, 331, Pinhais.  
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio