Deputado Arilson Chiorato assume a presidência do PT no Paraná
12/09/2025 às 05:00
Arilson Chiorato assume mais um mandato na presidência do PT paranaense a partir deste sábado (13)

O Partido dos Trabalhadores (PT) promove um encontro neste sábado (13), das 9 horas às 18 horas, para a posse de do deputado estadual Arilson Chiorato como presidente da executiva paranaense da sigla, além dos demais integrantes. O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e candidato virtual ao governo do Paraná em 2026, Enio Verri, participará do evento ao lado da ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais. O encontro também tratará da organização do partido no Paraná e abordará a estratégia para as eleições gerais de 2026. O Encontro Estadual do PT vai ocorrer no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Sintracon), Rua Trajano Reis, 538 – São Francisco, Curitiba.
ASSEMBLEIA REPASSA VERBA CONSTRUÇÃO DO HCZINHO
O atendimento de uma antiga demanda das famílias do Paraná se torna mais real graças ao apoio da Assembleia Legislativa do Paraná: a Casa de Leis oficializou na última quarta-feira (10) a entrega de R$ 20 milhões do seu orçamento próprio para construção do “HCZinho”, apelido do futuro Instituto Pediátrico do Hospital de Clínicas (HC), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que será erguido em Curitiba. A celebração da transferência ocorreu no Plenário, sendo prestigiada por parlamentares e gestores da instituição. Em seguida, uma solenidade celebrou os 64 anos do HC. “Este repasse faz parte de uma política maior, de um compromisso que a Assembleia Legislativa assumiu com os paranaenses: devolver à sociedade os recursos economizados do nosso orçamento. Hoje, somos o único Parlamento do Brasil a fazê-lo nesta proporção. Neste ano, vamos transferir quase 50% do orçamento do Legislativo para o Governo do Estado, para que cada centavo seja aplicado onde mais importa: na vida das pessoas”, ressaltou o presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD). Curi ilustrou como a atuação da Assembleia Legislativa está promovendo melhorias no Paraná, financiando a pavimentação de ruas em 373 cidades paranaenses e auxiliando a construção de centros de educação infantil em mais de 250 municípios – dentre outras obras. No âmbito da saúde, o Legislativo paranaense dedicou montantes para a construção do Hospital Erastinho, referência no tratamento oncológico infantil; bem como à ampliação do Hospital Pequeno Príncipe.
NOVO ESPAÇO PEDIÁTRICO
Os aportes financeiros permitirão que o HCzinho, previsto para começar a operar até 2029, disponha de tecnologia de ponta para o atendimento pediátrico no Paraná. Em um prédio de dez andares serão construídos 120 leitos de internação, 35 leitos de UTI, duas salas cirúrgicas e ambulatórios, com atendimento humanizado e especializado. O prédio deve ser erguido a partir de 2026 ao lado da maternidade do Hospital de Clínicas em terreno na Rua General Carneiro, de acordo com a UFPR. Com o Instituto Pediátrico, a estrutura de atendimento infantil ofertada pelo Hospital de Clínicas será triplicada – atualmente, a instituição dispõe de 30 leitos pediátricos e oito leitos de UTI dedicados ao público infantil. Toda essa ala infantil será transferida para o HCzinho, possibilitando que o HC tenha espaço para também ampliar o atendimento adulto, detalha a vice-reitora da UFPR, Camila Fachin.
ISENÇÃO DE TAXA PARA DOADORAS DE LEITE HUMANO
Mulheres doadoras de leite humano poderão ter isenção em concursos públicos municipais de Curitiba. Essa é a finalidade de um projeto de lei que foi aprovado na 16ª reunião ordinária da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba. De iniciativa de Pier Petruzzielo (PP), a proposição legislativa visa promover a solidariedade, reconhecendo a relevância social dos atos voluntários de doação de leite humano. “A isenção da taxa de inscrição em concursos públicos representa uma medida de inclusão e responsabilidade social, viabilizando maior acesso desses indivíduos a oportunidades de emprego público”, afirma o vereador, na justificativa. Com a aprovação, o projeto segue para análise da Comissão de Saúde e Bem Estar Social.
ASSISTÊNCIA A MULHERES DEPENDENTES DE ÁLCOOL
A deputada cantora Mara Lima (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei nº 734/2025 que altera o Código Estadual da Mulher (Lei nº 21.926/2024) para incluir a Assistência Multiprofissional às Mulheres Usuárias e Dependentes de Álcool. A proposta prevê que cada mulher atendida receba um plano individual de acompanhamento elaborado por equipe técnica, contemplando ações de prevenção, apoio à saúde, reinserção social e fortalecimento da autonomia. A proposta inclui também estratégias diferenciadas de atenção e reinserção social, ações de prevenção, orientação em saúde e fortalecimento da autonomia e qualidade de vida. O consumo de álcool entre mulheres tem aumentado nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Entre 2006 e 2018, houve um crescimento de 42,9% entre as mulheres, enquanto os índices de consumo abusivo permaneceram relativamente estáveis entre os homens (Pesquisa Vigitel). “O consumo abusivo de álcool no Brasil aumentou demais nos últimos anos, especialmente entre o público feminino, o que é preocupante porque atinge mulheres em idade fértil, que podem prejudicar a formação do bebê.”, destacou a deputada.
SINALIZAÇÃO ORIENTATIVA NA RODOFERROVIÁRIA
Projeto de lei que autoriza a implantação de sinalização orientativa na Rodoferroviária de Curitiba está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A proposta, de Eder Borges (PL), tem a finalidade de organizar e facilitar os pontos de embarque e desembarque de passageiros de carros de aplicativo e veículos particulares. “A ausência de sinalização clara e de pontos de referência definidos no local prejudica significativamente a fluidez do tráfego”, argumenta o parlamentar.  Como requisito do projeto, a sinalização orientativa poderá ser fixada nas colunas estruturais da Rodoferroviária, localizada na avenida Presidente Affonso Camargo, no bairro Jardim Botânico, para indicar os pontos de embarque e desembarque dos passageiros. O objetivo é promover maior fluidez no trânsito e facilitar a identificação dos pontos de referência por parte dos usuários. “Essa medida beneficiará não apenas os motoristas, mas também familiares e amigos que utilizam o local para buscar ou deixar passageiros”, pontua o autor da proposta, Eder Borges.
PEDIDO DE RETIRADA DO SIGILO NO PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA CELEPAR
A Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) protocolou no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), um pedido para que seja derrubado o sigilo no processo de venda da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). O documento é assinado pelos deputados estaduais Arilson Chiorato (PT), líder da Oposição, Ana Júlia Ribeiro (PT), Dr. Antenor (PT), Goura (PDT), Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Requião Filho (PDT) e Renato Freitas (PT), além do deputado federal Tadeu Veneri (PT). O requerimento solicita que o caso seja apreciado pelo Plenário do TCE-PR e que a representação seja pública, mantendo em sigilo apenas documentos que representem risco real à segurança do Estado, da população e de sistemas estratégicos — como operações policiais, infraestrutura de tecnologia da informação e dados de autoridades. “Não dá para decidir o futuro da Celepar às escondidas. Precisamos de transparência”, reforça o deputado Arilson Chiorato.
TÓTENS DE SEGURANÇA NOS PONTOS DE ÔNIBUS
O vereador João da 5 Irmãos (MDB) apresentou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que visa implementar o programa “Abrigo Amigo” para garantir a segurança dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo no período noturno. A iniciativa prevê que totens, equipados com tecnologia de comunicação, sejam instalados ao lado dos pontos de ônibus selecionados com base em critérios de vulnerabilidade e insegurança da cidade. Para que haja o funcionamento dos totens, caberá aos órgãos competentes de Curitiba aprovar quais locais estão enquadrados no critério de insegurança e vulnerabilidade. O horário de funcionamento do programa será das 20h às 5h com câmera noturna, microfone e conexão com a internet para que os cidadãos possam realizar ligações de vídeo em tempo real às centrais de monitoramento da Prefeitura, como a Guarda Municipal e a Patrulha Maria da Penha. 
CIDADÃOS VIGILANTES
Para ajudar as autoridades policiais a combaterem o crime na capital do Paraná, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) está discutindo a criação de uma Política Municipal de Comunidades Seguras. O projeto de lei, do vereador Rodrigo Marcial (Novo), incentiva a formação de grupos de voluntários, que após treinamento da Prefeitura de Curitiba, teriam acesso a recursos tecnológicos para alertar rapidamente as autoridades policiais sobre infrações em curso nos seus bairros. “[Com a Política Municipal de Comunidades Seguras] os moradores passam a ter a possibilidade de encaminhar as demandas da sua rua ou bairro aos órgãos responsáveis”, diz Rodrigo Marcial, na justificativa do projeto de lei. Segundo o parlamentar, trata-se de “uma iniciativa fundamental para fortalecer a segurança pública local por meio da participação ativa e organizada dos cidadãos”. A ideia de Rodrigo Marcial é que esses grupos, devidamente capacitados para observar e comunicar irregularidades, atuem na prevenção de infrações como pichação, vandalismo, descarte irregular de lixo e perturbação do sossego. O projeto limita a atuação desses voluntários à observação e à comunicação, sem intervenção direta, garantindo a segurança dos participantes.
AUDIÊNCIA SOBRE SEGURANÇA A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Assembleia Legislativa do Paraná realiza, por iniciativa do deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), no próximo dia 23 de setembro de 2025 (terça-feira), às 9h30, no Plenarinho, a Audiência Pública “Proteção Integral: um compromisso com Crianças e Adolescentes”. O encontro tem como objetivo mobilizar a sociedade civil, entidades e gestores públicos em defesa dos direitos da infância e da juventude, promovendo um espaço de diálogo e construção coletiva de soluções. O deputado Fabio Oliveira ressaltou a importância do tema na Casa de Leis. “Falar sobre a proteção integral da infância e da adolescência é assumir um compromisso coletivo com o futuro do nosso estado. A presença do Maurício Cunha, com sua vasta experiência, certamente trará inspiração e novos caminhos para avançarmos em políticas públicas mais efetivas. Queremos que esta audiência seja um espaço de diálogo e construção conjunta de soluções”, afirmou.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio