Famílias do Bairro Novo da Caximba comemoram acesso à água tratada com qualidade
11/09/2025 às 12:09
Foto: André Thiago/Sanepar

Desde 2014, a dona de casa Lucilene Pedroso da Cruz, 45 anos, morava em uma das construções irregulares localizadas na Vila 29 de Outubro, em Curitiba. Sem água tratada e encanada, nem coleta de esgoto, a situação era precária. A realidade mudou com a realocação para casas recém-entregues no projeto socioambiental Bairro Novo da Caximba, que conta com infraestrutura de água e esgoto implantada pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).

“Água representa vida, saúde, representa tudo”, afirma Lucilene, que antes tinha de buscar água com balde diariamente na caixa-d’água comunitária para armazenar em um tambor e usar em casa. Ela e sua família estão entre as que deixaram a Vila 29 de Outubro e foram reassentadas no Novo Bairro da Caximba. “Mudou tudo, desde o descanso, porque não precisei mais puxar água no balde. Tenho água na torneira, na máquina, no chuveiro. A saúde é outra, dor de barriga, nunca mais”, conta a dona de casa.

Antes, ela lembra, o banho era de canequinha, com água esquentada no fogão. “A mesma água no balde era para beber e cozinhar. A saúde era bem precária, dava muito problema, tinha de viver indo ao médico porque não tinha água tratada”, diz.

Ter água ao abrir a torneira é um privilégio que nem todos os lares brasileiros possuem. No País cerca de 16,9% da população não tem acesso à água potável e 44,8% não tem coleta de esgoto, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil. 

É desta estatística que a dona de casa Kelly Cristina Fraitas, 36, moradora da vila desde 2017, saiu, com o trabalho da Sanepar no novo bairro. Ela também sofria com a falta de abastecimento: sexta, sábado e domingo eram dias sem água para ela e outros moradores. Sem esgoto, os vizinhos usavam uma valeta que descartava toda a sujeira direto no rio. “A saúde era bem difícil, as crianças ficavam bastante doentes devido à virose e à água suja”, afirma.

O trabalho da Sanepar no local é um exemplo das ações que contribuíram para que Curitiba fosse a primeira Capital do Brasil a atingir a meta da universalidade no tratamento de água e esgoto. O objetivo foi alcançado bem antes de 2033, prazo definido pelo Novo Marco Legal do Saneamento. 

“Estamos presentes na Capital e em mais 343 municípios paranaenses, onde somos responsáveis por um dos maiores programas de saneamento brasileiro, com projetos e ações para transformar o saneamento em prioridade nas políticas públicas, com foco em resultados concretos para a população”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

PRESERVAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS – O projeto Bairro Novo da Caximba está sendo realizado pela Prefeitura de Curitiba, que considera a intervenção socioambiental a maior da história recente da cidade.

Dentro do projeto, a Sanepar faz as obras de distribuição de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Ao todo, a intervenção vai beneficiar 1.757 famílias, das quais 1.211 estão recebendo novas moradias e outras 546, que não estão em locais alagadiços, serão beneficiadas com regularização fundiária e obras de urbanização. Lucilene está em uma das 332 novas moradias já entregues, com estrutura completa de tratamento de água e coleta de esgoto.

Além de realocar famílias que moravam em palafitas e outras moradias precárias para casas dignas e regulares, o projeto está recuperando a Área de Preservação Ambiental (APA) no encontro das bacias dos rios Iguaçu e Barigui, proposta que promove a preservação de fontes de água potável e que vai ao encontro dos valores da companhia de saneamento.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio