Cosmografias em recital poético
10/09/2025 às 13:14
A Casa Hoffmann, mais uma edição recebendo eventos do Festival da Palavra, apresenta o recital Cosmografias, da artista interdisciplinar e escritora Cristiane Bouger, nesta quinta-feira 11 de setembro, às 19h30.  (Apresentação única e entrada gratuita).
Bouger já percorreu palcos importantes, como o Kerouac Festival – 9th New York edition, o Bowery Poetry Club, o Consulado-Geral do Brasil de Nova York e a Brazilian Library of New York. O recital é uma seleção de poemas de seu livro Cosmografias, lançado em 2024 pela Umwelt Art & Publishing.
A performance contará música ao vivo com Fábio Abu-Jamra (guitarra), Maurício Fietz (cello) e Igor Loureiro (contrabaixo acústico), com arranjos de Eric Wharton. O repertório mistura influências de jazz, rock e folk, criando atmosferas que dialogam com os temas do livro. Com duração aproximada de 35 minutos, a apresentação será seguida de uma conversa entre a autora e o poeta Ricardo Corona, editor da Medusa.
Primeiro livro de Cristiane Bouger, Cosmografias explora quatro segmentos poéticos – Erótica (com ênfase no erotismo lésbico), Telúrica, Nômade e Atávica – construindo mapeamentos que atravessam erotismo, natureza, ancestralidade e deslocamentos.
O Festival da Palavra, que prossegue em vários espaços até dia 14,  também apresenta um poema visual inspirado em Cosmografias, criado pela artista visual e muralista Cris Pagnoncelli, referência nas artes urbanas, com obras produzidas no Brasil e no exterior. 
“Curitiba tem uma cena literária pulsante e potente. É uma alegria, uma honra e uma responsabilidade poder movimentar as pessoas, trazendo-as ao encontro da evocação da palavra e da potencialidade expressiva do nosso idioma”, diz a autora, informando:“A escolha do título do livro vem de um certo fascínio que nutro pelos mapas, cartas celestes e esquemática presentes nas obras de Dante e nas obras astronômicas medievais; na cosmologia de William Blake; nas investigações geométricas presentes no trabalho de Buckminster Fuller e nas anotações musicais de Coltrane”.
Anote:
A Casa Hoffmann fica à Rua Claudino dos Santos, 58 – São Francisco. O livro pode ser encontrado em Curitiba nas livrarias da cidade como a Telaranha, Arte e Letra, Chain, Livrarias Curitiba, A Página, Livraria da Vila e Shanti Instituto. Preço 78 reais.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio