Startup curitibana que reduz atrasos em obras de franquia cresce 800%
Com previsão de faturamento superior a R$ 10 milhões em 2025, a Zinz se destaca ao conectar franqueados e prestadores qualificados com segurança e escalabilidade
10/09/2025 às 10:38
Divulgação: Zinz
Enquanto o setor de franquias cresceu 13,5% em 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), representando 3,49% do PIB do Brasil, uma empresa paranaense expande junto ao setor ao resolver um dos maiores gargalos da expansão comercial de franquias: as obras. A Zinz é uma plataforma digital que conecta franqueados a prestadores de serviço qualificados, centralizando contratação, pagamento e realizando o acompanhamento das reformas. A empresa, que faturou mais de 800% de 2022 para 2024, chegou a movimentar mais de R$6,5 milhões e prevê ultrapassar R$10 milhões até o final de 2025.

“Nosso objetivo é transformar a forma como o Brasil realiza reformas comerciais, eliminando as principais dores enfrentadas pelas franquias durante as obras e entregando processos mais seguros, ágeis e padronizados”, afirma Iuri Lenzi, fundador e CEO da Zinz.

A ideia da Zinz nasceu quando os fundadores, Iuri Lenzi e Gustavo Pahl, tentavam encontrar fornecedores para atender obras de clientes. No entanto, com o tempo, passaram a perceber que o verdadeiro gargalo do setor não estava nos materiais, mas sim na questão da mão de obra. Faltam profissionais no mercado que conseguem acompanhar as obras até o fim.

Um estudo da FGV, confirma a visão que os sócios tiveram, ao mostrar que mais de 80% das empresas de construção estão com dificuldade de contratar novos trabalhadores. Além disso, o estudo ainda mostra que 70% dos empresários dizem não conseguir encontrar prestadores de serviços especializados. “A Zinz resolve dores estruturais da expansão como a falta de padronização, riscos nos contratos, atrasos nas obras e baixa previsibilidade, servindo como um curador de mão de obra. Ou seja, saímos de soluções informais como grupos em redes sociais ou fornecedores avulsos e de modelos engessados como as construtoras tradicionais”, explica Lenzi. 

Diante do cenário, os sócios criaram uma solução digital que supre as dores desse mercado, centralizando a contratação, pagamento e acompanhamento em uma única plataforma. Oferecendo curadoria, padronização e segurança para todas as partes envolvidas. A Zinz nasceu em Curitiba, mas atua nacionalmente, com obras em mais de 106 cidades e 16 estados do Brasil. São mais de 220 parcerias com marcas de franquias e 4,5 mil profissionais e construtores cadastrados na plataforma. Em 2024 foram 100 obras feitas, 12 mil m² reformados. A projeção para 2025 é ter mais de 20 mil m² reformados em todo o país.
 
85% das consultas médicas são marcadas por dispositivos móveis

A digitalização da saúde no Brasil não é mais promessa, e sim realidade. Impressionantes 85% dos agendamentos de consultas médicas já são realizados por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, segundo pesquisa "Perfil Paciente Digital 2025" da Doctoralia. Os outros 15% são feitos via computador.

Entre as especialidades com mais agendamentos, lideram ginecologia, com 12%, seguida de psiquiatria, com 9%, e de dermatologia, com 8%. Além disso, a telemedicina continua a expandir no Brasil. Pelo Doctoralia, os agendamentos de consultas via telemedicina aumentaram 53% de 2023 para 2024, indo de 2 milhões para 3,1 milhões.

Para clínicas médicas e hospitais, adaptar-se a essa nova realidade exige investir em sistemas digitais que proporcionem agilidade, sem comprometer a qualidade e o acolhimento ao paciente.

É assim, nesse ambiente, que soluções inteligentes ganham protagonismo. A automação dos agendamentos, por exemplo, elimina a necessidade das tradicionais ligações telefônicas, permitindo que os pacientes marquem consultas a qualquer hora do dia, direto pelo celular.

Para Jenifer Calvi, head de Produto e Negócios da Irrah Tech — especialista em soluções inteligentes para o varejo e saúde —, a chave está em garantir uma experiência tão natural que o paciente sequer percebe estar interagindo com um sistema automatizado. “Nossa plataforma realiza o agendamento de forma tão eficiente e fluida que parece um atendimento humano. A IA atua nos bastidores para entregar praticidade, sem perder a sensibilidade e o acolhimento que o paciente precisa”, explica.

A solução integra interações realizadas via WhatsApp, Telegram, Instagram e Facebook. Para se ter uma ideia, 23% das pessoas pesquisam sobre saúde no Instagram, Twitter e Facebook, segundo a pesquisa Perfil Paciente Digital.

E-commerce: dermocosméticos Source Of e a tradição em farmácia

Rita e Manuela Salvatti compartilham mais do que laços de família — dividem uma paixão pelo cuidado personalizado com a pele. A história começou em uma farmácia de manipulação, que inaugurou em 1986 no interior do Paraná, onde mãe e filha aprenderam que cada produto pode ser feito sob medida para quem o usa. Hoje, essa dedicação ganhou alcance nacional com a Source Of, marca digital de dermocosméticos que une a tradição de décadas no balcão e no laboratório com a inovação de ativos e do e-commerce.

Filha de uma família de farmacêuticos — pai, irmãos, tios e até uma irmã na profissão — Rita cresceu cercada por esse universo. Aos 13 anos já ajudava o pai na farmácia. No final dos anos 70, já formada na área, Rita decidiu abrir, em Foz do Iguaçu, a primeira farmácia de manipulação da cidade. Ela enfrentou os primeiros anos praticamente sozinha. Aos poucos, o negócio cresceu, sempre com foco em fórmulas personalizadas, atendimento próximo e investimento contínuo em especializações.

Foi nesse ambiente que Manuela cresceu. Ainda criança, ajudava na recepção, esterilizava embalagens e materiais, e criava seus próprios géis de cabelo coloridos, manipulando ativos seguros, no laboratório. Antes de criar a Source Of, Manuela se aventurou no empreendedorismo com a Nutrim, marca de nutricosméticos. A experiência não avançou na época, mas serviu como base para compreender o mercado, o consumidor e o potencial do digital.

O projeto que uniria definitivamente mãe e filha ganhou forma quando o e-commerce já era uma possibilidade consolidada e os filhos de Manuela mais independentes. Nascia a Source Of, uma marca nativa digital que leva para todo o Brasil dermocosméticos desenvolvidos a partir de ativos usados e aprovados ao longo dos anos na farmácia da família.

A estratégia de crescimento e engajamento da Source Of não veio de manuais: surgiu da naturalidade de gravar vídeos explicando cada produto, algo que Manuela já fazia para clientes. Os produtos da marca — como os que levam DMAE e probióticos de uso tópico — são resultados de um processo rigoroso de escolha.
 
Serviços de TI crescem 35% no Paraná

Ao invés de apenas reagir aos problemas de tecnologia relatados pelas empresas, os prestadores de serviços de TI do Paraná estão em busca de alternativas para antecipar diagnósticos e se posicionar para serem cada vez mais reconhecidos como capazes de prevenir esses problemas e garantir que os equipamentos funcionem de maneira eficiente e segura. Esta é uma das estratégias nas quais as empresas do setor apostam para alcançar um ritmo de crescimento semelhante ao de outros Estados que lideram o ranking de expansão. 

Segundo levantamento feito pela ADDEE, empresa que atua há 11 anos no fornecimento de soluções de gestão de TI para MSPs, os paranaenses tiveram um aumento de 35% no número de organizações deste segmento nos últimos três anos. Este percentual é inferior, por exemplo, ao desempenho observado em São Paulo (50%) e Santa Catarina (51%). No dia 23 de setembro, o ecossistema MSP (Managed Service Provider), que reúne os profissionais da área, se reunirá no MSP Summit Roadshow, que acontecerá no Brains Coworking, em Curitiba. 

A COO da ADDEE, Brenda Busanelli, explica que a aceleração do crescimento neste setor tem exigido o desenvolvimento de um portfólio de serviços cada vez mais completo que inclua monitoramento contínuo, manutenção preventiva, backups regulares e suporte técnico. “Isso ajuda a garantir que os sistemas dos clientes estejam sempre funcionando de maneira otimizada. A adoção deste modelo de funcionamento é uma tendência consolidada em todo o mundo e que certamente se enquadra nas necessidades das empresas do Paraná da mesma forma”, afirma. 

Entre os destaques da programação do MSP Summit Roadshow estará a palestra sobre como montar uma estratégia de proteção completa, que vai desde backup e monitoramento até segurança avançada de endpoints, redes e dados. Outro conteúdo oferecido será a demonstração de análise do Programa de Eficiência Operacional, além de soluções, indicadores de performance e padrões operacionais.
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