MENUx
Um painel de cientistas das Nações Unidas começou a estudar o possível impacto de uma guerra nuclear. Espera-se que eles apresentem um relatório final em 2027.
Os 21 membros do grupo se reuniram pela primeira vez na quinta-feira na sede da ONU em Nova York. A subsecretária-geral da ONU e alta representante para Assuntos de Desarmamento, Nakamitsu Izumi, participou da reunião. Ela comentou que a ameaça de uma guerra nuclear não se limita às fronteiras de um país ou a um segmento da sociedade. Nakamitsu também mencionou que o tema precisa ser adequadamente contextualizado de “maneira holística e interdisciplinar”.
Os membros do painel têm a tarefa de examinar “os efeitos físicos e as consequências sociais de uma guerra nuclear em escala local, regional e planetária”. O trabalho do grupo vai englobar uma variedade de setores, como saúde pública, agricultura e ecossistemas.
Entre os membros do painel está o médico japonês Tomonaga Masao, que sobreviveu ao bombardeio atômico de Nagasaki e pesquisa os efeitos da radiação no corpo humano. Tomonaga disse à NHK que sua tarefa é produzir evidências concretas de que uma guerra nuclear significaria o fim da humanidade. Ele também comentou que espera poder pressionar as potências nucleares do mundo através da ciência.