MENUx
Nesta terça-feira (2/9), Curitiba sediou o Workshop Regional de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), reunindo representantes de 33 municípios da região Sul no Complexo Imap, no Parque Barigui. A abertura contou com a presença do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que destacou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.
Durante o workshop, também foi anunciado que Curitiba está buscando o Selo DTI internacional, reforçando sua posição de destaque em inovação e governança turística.
“Curitiba vem consolidando um novo formato de turismo, que alia inovação e tradição. Mas não é só isso, temos um turismo metropolitano forte, que conecta a capital ao ambiente rural e à natureza, estimulando os visitantes a permanecer mais tempo aqui e a movimentar nossa economia", disse o prefeito.
Eduardo também destacou que grandes eventos culturais, como os festivais de Teatro, de Inverno, da Palavra, aliados à redução da alíquota de ISS para espetáculos, têm feito de Curitiba um polo cada vez mais atrativo para turistas e para quem investe na cultura.
Durante o workshop, o presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Rodrigo Dalla Bona Swinka, anunciou que Curitiba será a primeira cidade brasileira a contratar a consultoria da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes. O objetivo é preparar a capital para conquistar o Selo DTI internacional, reforçando sua posição de destaque em inovação e governança turística.
O Workshop Regional de Destinos Turísticos Inteligentes faz parte de uma série de cinco encontros organizados pelo Instituto Cidades do Futuro (ICF), em parceria com a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), e com apoio institucional e técnico do Ministério do Turismo.
A iniciativa tem como objetivo difundir a política pública do modelo DTI no Brasil, que já conta com quase 30 destinos em processo de transformação. O Brasil é pioneiro na América Latina ao adotar oficialmente essa metodologia como política pública federal.
A agenda do evento incluiu palestras sobre o contexto global dos DTIs, apresentação de casos de sucesso da Região Sul, como Curitiba, Maringá e Londrina, além de dinâmicas práticas com gestores públicos para aplicar os eixos do modelo. Gramado (RS), representada pelo secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, também compartilhou sua experiência de destaque nacional com o turismo. Após Brasília (Centro-Oeste) e Curitiba (Sul), a programação passa por Belo Horizonte (Sudeste), no dia 9 de setembro; Salvador (Nordeste), no dia 23; e termina no Norte do país, no dia 30 de setembro, em local a ser confirmado.