Curitiba recebe workshop de Destinos Turísticos Inteligentes e anuncia busca por selo internacional
03/09/2025 às 04:36
Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Nesta terça-feira (2/9), Curitiba sediou o Workshop Regional de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), reunindo representantes de 33 municípios da região Sul no Complexo Imap, no Parque Barigui. A abertura contou com a presença do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que destacou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. 

Durante o workshop, também foi anunciado que Curitiba está buscando o Selo DTI internacional, reforçando sua posição de destaque em inovação e governança turística.
“Curitiba vem consolidando um novo formato de turismo, que alia inovação e tradição. Mas não é só isso, temos um turismo metropolitano forte, que conecta a capital ao ambiente rural e à natureza, estimulando os visitantes a permanecer mais tempo aqui e a movimentar nossa economia", disse o prefeito.

Eduardo também destacou que grandes eventos culturais, como os festivais de Teatro, de Inverno, da Palavra, aliados à redução da alíquota de ISS para espetáculos, têm feito de Curitiba um polo cada vez mais atrativo para turistas e para quem investe na cultura.

Durante o workshop, o presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Rodrigo Dalla Bona Swinka, anunciou que Curitiba será a primeira cidade brasileira a contratar a consultoria da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes. O objetivo é preparar a capital para conquistar o Selo DTI internacional, reforçando sua posição de destaque em inovação e governança turística. 

O Workshop Regional de Destinos Turísticos Inteligentes faz parte de uma série de cinco encontros organizados pelo Instituto Cidades do Futuro (ICF), em parceria com a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), e com apoio institucional e técnico do Ministério do Turismo.

A iniciativa tem como objetivo difundir a política pública do modelo DTI no Brasil, que já conta com quase 30 destinos em processo de transformação. O Brasil é pioneiro na América Latina ao adotar oficialmente essa metodologia como política pública federal. 

A agenda do evento incluiu palestras sobre o contexto global dos DTIs, apresentação de casos de sucesso da Região Sul, como Curitiba, Maringá e Londrina, além de dinâmicas práticas com gestores públicos para aplicar os eixos do modelo. Gramado (RS), representada pelo secretário de TurismoRicardo Bertolucci Reginato, também compartilhou sua experiência de destaque nacional com o turismo. Após Brasília (Centro-Oeste) e Curitiba (Sul), a programação passa por Belo Horizonte (Sudeste), no dia 9 de setembro; Salvador (Nordeste), no dia 23; e termina no Norte do país, no dia 30 de setembro, em local a ser confirmado.

 

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio