MENUx
Jorge Sampaoli está de volta ao Atlético-MG. O treinador argentino é oficialmente o novo técnico do Galo com contrato assinado até dezembro de 2027. Após quase cinco anos, Sampaoli retorna ao clube.
Na atual temporada, o técnico terá as disputas das quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, além das rodadas do returno do Campeonato Brasileiro Série A.
O novo comandante já estará na Cidade do Galo na tarde desta quarta-feira, 3 de setembro, para a reapresentação do elenco profissional. Será um período de treinos durante a data Fifa, sendo que o próximo compromisso alvinegro é o clássico contra o Cruzeiro na Copa do Brasil, dia 11 de setembro (quinta), no Mineirão.
Com vasta experiência internacional e conhecimento do futebol brasileiro, Sampaoli foi o comandante do Galo na temporada 2020. Em BH, o argentino foi campeão mineiro, além de terceiro colocado do Campeonato Brasileiro.
Foram 45 jogos, 26 vitórias, 8 empates e 10 derrotas, com 63% de aproveitamento. Em 2019, Sampaoli já havia se destacado ao ser vice-campeão brasileiro pelo Santos, com 74 pontos.
Jorge Sampaoli será o primeiro técnico estrangeiro a iniciar uma segunda passagem pelo Atlético desde os trabalhos do uruguaio Ricardo Díez na década de 1950. Antes de Sampaoli, em 2020, o Galo só havia sido comandado uma vez por um argentino em 1944 – Gregório Suárez.
Após Sampaoli, vieram Antonio Mohamed e Eduardo Coudet em 2022 e 2023. Já na temporada passada, Gabriel Milito foi o comandante das campanhas finalistas da Copa do Brasil e da Libertadores. Ao longo de 117 anos de existência, o Atlético teve 16 técnicos estrangeiros. As nacionalidades: seis uruguaios, cinco argentinos, dois húngaros, um paraguaio, um venezuelano e um peruano.