Paraná tem 73% dos estudantes alfabetizados; Curitiba registra menor taxa de analfabetismo 
Projeto da Escola Atuação aplica testes semestrais de leitura para aprimorar o desenvolvimento de cada estudante 
02/09/2025 às 20:16
No Paraná, 73% dos estudantes estão alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, segundo o último dado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Esse índice coloca o estado na segunda melhor posição do país nessa faixa etária. Curitiba também se destaca: apenas 1,5% da população com 15 anos ou mais é analfabeta, de acordo com o último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), posicionando a capital entre as cidades com melhor desempenho no Brasil.  
Em contrapartida, estados como Amapá e Alagoas registram menos de 40% dos estudantes alfabetizados ao fim do 2º ano, segundo o MEC. Em nível nacional, apenas 56% das crianças conseguem chegar ao final dessa etapa com pleno domínio da leitura. O dado apresenta que grande parte dos estudantes brasileiros ainda enfrenta dificuldades no processo de alfabetização, o que torna essenciais iniciativas voltadas ao acompanhamento contínuo da aprendizagem. 
Com o objetivo de aprimorar continuamente o desenvolvimento de leitura, a Escola Atuação mantém um projeto que aplica testes no início de cada semestre. A iniciativa permite que a equipe pedagógica identifique possíveis obstáculos de aprendizagem com rapidez e prepare intervenções específicas. “Aplicamos esses testes para identificar precocemente dificuldades, e isso permite que cada professora desenvolva estratégias personalizadas de apoio aos estudantes que precisam de atenção extra”, afirma a diretora da instituição, Carolina Pereira Frizon.  
A partir dos diagnósticos, as professoras ajustam metodologias, desde leituras dialogadas até apoio individual ou uso de recursos visuais, para fortalecer compreensão, fluência e engajamento, garantindo evolução no ritmo de cada estudante. Essa prática ganha relevância diante do cenário nacional, em que parte dos estudantes ainda conclui o 2º ano sem pleno domínio da leitura. 
“Monitorar constantemente e aplicar intervenções personalizadas é essencial para melhorar os índices de alfabetização. No Paraná, que está entre os líderes nacionais, e em Curitiba, com taxas historicamente altas, essas ações planejadas e acompanhadas de perto garantem que cada estudante avance de forma consistente”, explica Frizon.  

Incentivo à leitura desde a educação infantil
Além do monitoramento constante, a Escola Atuação mantém práticas que aproximam as crianças do universo literário desde cedo. Na educação infantil, os estudantes participam do projeto Meu Amigo Livro, em que levam para casa, toda sexta-feira, um exemplar para ser lido em família e devolvido na segunda-feira. A proposta busca envolver pais e responsáveis na rotina de leitura e estimular o hábito de forma lúdica. 
Já no ensino fundamental, a partir do 1º ano, os estudantes passam a realizar empréstimos semanais na aula de literatura, permanecendo com os livros durante sete dias para aprofundar o contato com diferentes obras. Para a equipe pedagógica, essas iniciativas reforçam que a alfabetização começa na primeira infância e que o gosto pela leitura é construído gradualmente, em um processo contínuo de descoberta e encantamento.
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