
Direto do festival de teatro de Edimburgo, onde ganhou elogiosas críticas tanto da imprensa quanto da plateia escocesa, a premiada peça Tom na Fazenda está para ser apresentada em Curitiba. A produção reservou o Guairinha de 11 a 14 de fevereiro e a procura por ingressos está à altura do espetáculo.
Com Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Camila Nhary e Iano Salomão em cena, a peça aborda amor, sexo e intolerância. Em entrevista ao jornal
Folha de S. Paulo, Babaioff observa que a produção do festival de Edimburgo “afirmou que o Brasil está propondo uma maneira de fazer teatro que é inspiradora”.
A montagem, escrita pelo canadense Michel Marc Bouchard e dirigida por Rodrigo Portela, fala do publicitário Tom, que vai à fazenda da família de seu falecido companheiro para o funeral. Lá, descobre que a mãe desconhecia o relacionamento do filho e aguardava a chegada de uma suposta namorada. Âmago do enredo: “Envolvido em um jogo de silêncio, violência e manipulação liderado pelo cunhado, Tom é tragado por um ambiente opressivo”.
A peça está em circulação desde 2017, conquistando críticas entusiasmadas nacionais e internacionais. E agora, na temporada da mostra paralela do Edinburgh Festival, o Fringe, manteve a glória. Mark Fisher, por exemplo, escreve no The Guardian que “Tom na Fazenda é um impressionante estudo sobre a homofobia, tão cruel quanto hipnotizante”. E Allan Radcliffe, do The Times, destacou a sensibilidade da encenação brasileira para mesclar humor mordaz, brutalidade e ternura.
Imperdível
Teatro Guairinha, dias 11, 12, 13 e 14 de setembro
Ingressos: à venda pelo Sympla. Esgotada a reserva de meia entrada
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 minutos
Apoio: Mafalda Café e Bistrô (@cafe.mafalda ) / Bait Nazha Culinária Libanesa ( @baitnazha ) / Hotel Bristol Centro Cívico