5 maneiras criativas de trabalhar os ODS na escola com exemplos práticos
Atividades estimulam o pensamento crítico e iniciativa dos estudantes diante de questões atuais. Confira dicas de atividades da pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo
01/09/2025 às 18:11
A escola tem papel essencial na formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios sociais e ambientais atuais. Dentro desse contexto, trabalhar no currículo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, é uma forma criativa de conectar a teoria com o cotidiano dos alunos, abordando temas como uso consciente da água, descarte adequado de resíduos e preservação do meio ambiente. Essa abordagem estimula o pensamento crítico e promove a participação ativa dos estudantes em soluções reais.
Segundo a pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal, integrar os ODS na educação favorece o aprendizado interdisciplinar, envolvendo matérias como Matemática, Ciências, Geografia e Artes, além de atividades extracurriculares. “Quando a escola inclui os ODS nas aulas, torna o aprendizado mais completo e ajuda os alunos a se envolverem para resolver problemas que existem no dia a dia”, conta.

Engajamento ambiental
Na Pedro Apóstolo, o engajamento dos alunos em causas ambientais é feito há mais de 20 anos, fato inclusive que levou a instituição a ser escolhida como uma das únicas representantes da educação básica brasileira na COP 30, em Belém (PA), onde a diretora irá ministrar uma palestra sobre educação e sustentabilidade.
Para se ter ideia, a escola mantém diversas iniciativas voltadas à conscientização ambiental, como o Programa Desconto Sustentável, que incentiva práticas sustentáveis em casa com descontos na mensalidade, além de utilizar energia 100% limpa proveniente de parques solares. A instituição também é ponto de coleta do Tampinha Solidária, que recicla tampas plásticas para financiar fraldas geriátricas para lares de idosos, demonstrando o compromisso com ações concretas.
Os ODS ainda permeiam os projetos de pesquisa dos alunos durante o ano letivo, com a participação das famílias na doação de materiais reaproveitados nas atividades pedagógicas, dentre muitas outras iniciativas.
Mas, para a instituição que ainda não entrou nessa importante jornada, sempre é tempo de começar. Confira 5 formas criativas de trabalhar as ODS na escola com exemplos práticos:
1. Criar uma horta e um sistema de compostagem
Além de fornecer alimentos frescos e nutritivos, a horta escolar ensina os estudantes sobre ciclos naturais, responsabilidade coletiva e consumo consciente. A compostagem complementa a atividade, transformando resíduos orgânicos em adubo, reduzindo a produção de lixo e promovendo o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 15 (Vida Terrestre). A Permacultura foi tema de um projeto realizado na Escola Pedro Apóstolo conforme conta a diretora: “Os alunos construíram uma horta em espiral, montaram sistemas de irrigação, experimentaram a compostagem e até investigaram os impactos do consumo de celulares sobre os recursos naturais. O aprendizado foi muito além da sustentabilidade: incluiu Matemática, Química, Física, Geografia e História, além do desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência coletiva”.
 
2. Desenvolver um projeto sobre uso consciente da água
Monitorar o consumo de água da escola e criar campanhas de conscientização são ações que despertam o cuidado e a atenção dos estudantes com esse recurso vital. Na Escola Pedro Apóstolo, por exemplo, são realizadas duas iniciativas relacionadas ao ODS 6 (Água Potável e Saneamento). Um deles, o projeto Água Virtual estimula os estudantes a refletirem sobre o consumo de recursos hídricos invisíveis ao nosso dia a dia, como, por exemplo, a quantidade de água para produzir uma camiseta ou um prato de comida. A discussão também está ligada ao ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ao ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).
 
O outro projeto realizado na escola é o Megalodonte, em que os alunos estudam espécies extintas para compreender como o passado pode ensinar sobre o presente. Mais do que pesquisar fósseis, o desafio é refletir sobre o impacto humano nos ecossistemas marinhos, relacionando ciência, leitura e artes. A atividade também se conecta ao ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e ao ODS 14 (Vida na Água), mostrando que a preservação dos oceanos é essencial para evitar novas perdas irreversíveis na biodiversidade.
 
3. Uso de materiais recicláveis
Com base no ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), as aulas de arte podem utilizar materiais recicláveis que transformam resíduos em novos objetos, brinquedos e obras criativas. “Na Escola Pedro Apóstolo, recebemos contribuições de materiais descartáveis das famílias para usar nas atividades, o que estimula a criatividade dos alunos, reduz o descarte de lixo e incentiva a economia circular, além de fortalecer a consciência ambiental”, explica a diretora.
 
4. Conhecer sobre energias renováveis
É importante mostrar aos alunos conceitos e práticas sobre energia solar, eólica e outras fontes limpas. Isso pode ser feito por meio de conversas, experimentos e desafios para reduzir o consumo elétrico que colocam o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) em ação, aproximando ciência e cidadania de forma lúdica e prática. Na Escola Pedro Apóstolo, um exemplo prático é o projeto Explorando o Infinito, que envolve o estudo de planetas, estrelas e fenômenos espaciais, levando os alunos a ampliarem o olhar sobre aquilo que torna a Terra habitável — e como preservá-la. O projeto dialoga com o ODS 7, ODS 9 (Inovação e Infraestrutura) e ODS 13 (Ação Climática), incentivando reflexões sobre energias renováveis e soluções sustentáveis para o futuro.
 
5. Incentivar práticas sustentáveis em casa
Levar para a casa o que é aprendido na escola é um dos benefícios de conhecer os ODS. Na Escola Pedro Apóstolo, por exemplo, uma iniciativa de reciclagem de esponjas de louça envolve as famílias, que levam o material até a escola para ser destinado da forma correta. Essa ação está relacionada ao ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, que incentiva práticas sustentáveis de gestão e descarte de resíduos.
 
“Mais do que transmitir conhecimento, o papel da escola também é auxiliar a repassar os verdadeiros valores para a próxima geração. Por isso acreditamos muito nesse trabalho envolvendo a sustentabilidade e incentivamos que todos o façam também”, finaliza Carolina.
 
Sobre a Escola Pedro Apóstolo  
Respeito ao próximo, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Esses foram os principais valores que inspiraram a criação da Escola Pedro Apóstolo. Mais de vinte e cinco anos depois, a instituição orgulha-se de ter mantido seu foco e expandido sua atuação. Sediada em um terreno localizado no bairro Capão Raso, com 2.984 metros quadrados, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e oferece aulas em meio período (matutino e vespertino), intermediário e integral bilíngue.  
A formação integral do aluno é o propósito da escola e consiste no aprimoramento do desenvolvimento intelectual aliado ao emocional. Com ambientes projetados para que os alunos se sintam pertencentes ao seu espaço, há uma constante busca por novas tecnologias, formação continuada e metodologia de ensino.  
 
Escola Pedro Apóstolo  
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Telefone: 41-3347-5834  
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