
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, recebe de 2 a 30 de setembro a segunda edição da exposição Histórias de Transplantes, do Hospital Angelina Caron. Localizada no saguão do piso 1, próximo à área de embarque, a iniciativa em parceria com a Motiva Aeroportos busca sensibilizar a população sobre a relevância da doação de órgãos.
A mostra reúne imagens que retratam 25 anos de histórias de vida transformadas pelos mais de 3.100 transplantes realizados no Hospital Angelina Caron. Sexto maior hospital SUS do Brasil e o primeiro na Região Sul, o Angelina Caron mantém cinco programas de transplantes, incluindo o de medula óssea, e é referência nacional em alta complexidade.
A instituição também foi pioneira em diversos procedimentos no Paraná, como os transplantes de pulmão e de pâncreas, e é reconhecida internacionalmente pela excelência na área.
A valorização do tema em um ponto de encontro de embarques e desembarques ressalta o alcance e o impacto das doações que, muitas vezes, vão de encontro a pacientes em outros estados do país para transformar vidas. Por mais que o programa público de transplantes do Brasil seja o maior do mundo, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a lista de espera é longa. Apenas no Paraná, mais de 3,4 mil pessoas esperam pela doação de órgãos, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).
Para as famílias dos doadores, a decisão que precisa ser tomada de forma rápida, ainda em um momento de muita dor, é difícil e delicada. Por isso, a conscientização da sociedade sobre o assunto é parte fundamental da campanha que ganha destaque no mês de setembro, devido ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado no dia 27. A conversa clara e direta com familiares e amigos sobre o assunto, a pesquisa e o compartilhamento de informações sobre o tema são indispensáveis para mobilizar a população.
“Quem atua na área sabe que o transplante possibilita algo surpreendente na vida do paciente que o recebe. Ele sai de um período de luta para sobreviver e entra em um período de realmente viver. E fica claro o quanto eles passam a valorizar a vida após todo o sofrimento de espera", ressalta Rodrigo Belila, médico nefrologista e superintendente assistencial do Angelina Caron, o maior centro transplantador do Paraná.
Serviço
Exposição Histórias de Transplantes
Quando: 2 a 30 de setembro.
Onde: Aeroporto Internacional Afonso Pena, Piso 1 – São José dos Pinhais – PR