
Foto: reprodução
O presidente da China, Xi Jinping, vem reforçando os laços de seu país com o Sul Global em uma importante cúpula esta semana, à medida que a rivalidade entre Pequim e Washington continua a aumentar.
A China é a anfitriã da cúpula anual da Organização de Cooperação de Xangai, liderada por Pequim e Moscou. Líderes de mais de 20 países participam da reunião de dois dias em Tianjin. O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi estão entre os participantes.
Em encontro na segunda-feira, o presidente chinês falou ao Sul Global, afirmando: “A atual situação internacional está mudando de forma complexa. Há uma responsabilidade cada vez maior pela segurança e pelo desenvolvimento de países do grupo”.
Aparentemente, a China espera aproveitar a oportunidade para fortalecer os laços com outras nações do Sul Global e exibir tais laços a países ocidentais. Pequim considera Washington um concorrente de médio a longo prazo e visa combater a ordem internacional liderada pelos EUA.
A expectativa é que os Estados-membros divulguem uma declaração ao final da cúpula e adotem um documento que reforce a cooperação econômica e de segurança.
con nhk