MENUx
O sistema de GPS do avião da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi bloqueado enquanto ela viajava para a Bulgária no domingo (31). Há suspeita de interferência russa, afirmou uma porta-voz da UE (União Europeia) nesta segunda-feira (1º).
“Podemos, de fato, confirmar que houve bloqueio de GPS, mas o avião pousou em segurança na Bulgária. Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que isso se deveu a uma interferência descarada da Rússia”, afirmou a porta-voz Arianna Podesta, em entrevista coletiva.
Ela disse que os países da UE “estão acostumados com ameaças e intimidações da Rússia”, que compõem um “comportamento hostil” do governo de Vladimir Putin, e acrescentou que o incidente reforça a guerra híbrida promovida pela Rússia contra os europeus e a necessidade de reforçar a segurança europeia.
Segundo o jornal britânico Financial Times, o jato que levava Ursula perdeu os sistemas eletrônicos de navegação durante a aproximação ao aeroporto de Plovdiv, a segunda maior cidade da Bulgária, e os pilotos tiveram que aterrissar utilizando mapas de papel após uma hora circulando o local.
“Todo o sistema de GPS da área do aeroporto saiu do ar. Foi uma interferência inegável”, afirmou uma autoridade do aeroporto búlgaro ao Financial Times.