MENUx
O Centro e o São Francisco são bairros que reúnem diferentes pontos de uma deliciosa tradição e um programa turístico imperdível de Curitiba. As feiras da Prefeitura, entre livres, noturnas, de orgânicos, gastronômicas e Nossa Feira, vão muito além de espaços públicos de comercialização de alimentos. De segunda a segunda, esses locais são garantia de frutas e verduras frescas, comidinhas gostosas e até um happy hour no cair da noite.
“A região central de Curitiba reúne vários destes espaços verdadeiramente democráticos. As feiras têm uma clientela fiel pela qualidade dos alimentos, a garantia de frutas e verduras a preços acessíveis, produtos livres de agrotóxicos e pratos de várias partes do mundo. Sem contar a relação de confiança e respeito entre feirantes e fregueses”, destaca Leverci Silveira Filho, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
O Centro e São Francisco reúnem 6 das 74 feiras administradas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). Os comerciantes das Feiras livres, de orgânicos e do Nossa Feira acordam muito cedo para buscar os alimentos mais frescos para a freguesia. No fim da tarde, é a vez das feiras noturnas e gastronômicas começarem a funcionar e oferecer uma variedade de pratos prontos.
Leverci reitera que as feiras da Prefeitura de Curitiba prestam um importante serviço para a cidade. “São pontos que levam diretamente para as pessoas, principalmente, alimentos frescos e saudáveis, muitos cultivados nas áreas rurais do entorno da capital”, afirma ele. No caso dos pontos do Nossa Feira e Feira das Cooperativas, o preço único de R$ 3,99 o quilo.
Moradora do Centro, a designer Maria Eduarda Marcondes, 21 anos, frequenta as feiras do bairro desde que começou a morar, estudar e trabalhar na região. Ela convida a todos, mesmo que só estejam passando pelo Centro, a conhecer a aproveitar os diversos pontos da região.
O Nossa Feira do Centro, que ocorre todas as segundas-feiras, das 10h30 às 20h, na Praça 19 de Dezembro, é o local favorito dela, tanto pela variedade de hortifrútis como pelo preço único.
“Eu venho aqui na feira da praça do homem nu para comprar as frutas e verduras para minhas marmitas da semana. Pego sempre batatas, cenouras e outros itens. O preço compensa bastante. Sempre que posso venho”, conta Maria Eduarda.
A designer afirma que os alimentos frescos a preço único de R$ 3,99 o quilo, vendidos na feira da Praça 19 de Dezembro, são uma ótima alternativa aos preços variados dos supermercados. “E comparando a qualidade com um mercado, os produtos aqui da feira são melhores”, garante ela.
Além das feiras, o Centro e São Francisco oferecem outros locais com venda de frutas e verduras fresquinhas. Na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, está o Sacolão da Família da Matriz, que também comercializa esses hortifrútis a preço único. As bancas de frutas e verduras do Mercado Municipal também reúnem uma variedade de frutas, legumes, pescados e carnes, inclusive importados. O local também tem o Mercado de Orgânicos, o primeiro do Brasil.
Segunda-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado