MENUx
O Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu encerrar a operação de manutenção da paz da ONU no sul do Líbano, no dia 31 de dezembro de 2026.
A Força Interina da ONU no Líbano, ou Unifil, na sigla em inglês, foi criada em 1978 para monitorar a retirada de Israel do Líbano e a cessação das hostilidades. Seu mandato tem sido renovado a cada ano desde a criação da força.
Contudo, os Estados Unidos têm expressado relutância em apoiar a renovação do mandato, e Israel tem criticado a Unifil por ignorar as atividades do grupo muçulmano xiita Hezbollah, no Líbano.
Na quinta-feira, o Conselho de Segurança da ONU adotou, por unanimidade, uma resolução que estende o mandato pela última vez. A missão expirará em 31 de dezembro de 2026. O pessoal da Unifil começará a se retirar a partir dessa data, e a força concluirá sua retirada dentro de um ano.
A embaixadora interina dos Estados Unidos na ONU, Dorothy Shea, recebeu de bom grado a adoção da resolução.
A resolução pede que o governo libanês mantenha a segurança no sul do Líbano, porém o Hezbollah continua sendo uma força poderosa no local. Os militares israelenses permanecem no sul do Líbano, embora um cessar-fogo com o Hezbollah tenha entrado em vigor em novembro de 2024.
Especialistas no assunto expressaram preocupações. Eles dizem que acabar com a operação de manutenção da paz pode criar um vácuo. Acrescentam que esse fato pode afetar o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, assim como a situação na região.
com nhk