
Foto: reprodução
O primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, deve se reunir com o premiê da Índia, Narendra Modi, em Tóquio na sexta-feira. Espera-se que eles concordem em reforçar a cooperação em uma ampla gama de esferas, que poderiam ajudar o Japão a revitalizar sua economia.
Esta é a primeira viagem de Modi ao Japão desde que participou da cúpula do Grupo dos Sete em Hiroshima em 2023, e a primeira em sete anos na capacidade de visitas mútuas dos líderes de ambas as nações.
Ishiba espera que o Japão possa se beneficiar do impulso econômico da Índia, que tem a maior população do mundo, de mais de 1,4 bilhão.
Ishiba e Modi devem concordar em criar uma nova estrutura de segurança econômica projetada para impulsionar a cooperação em áreas como semicondutores, minerais essenciais, inteligência artificial e produtos farmacêuticos.
Autoridades estão tomando providências para revisar uma declaração conjunta de 2008 sobre segurança, com o intuito de incluir medidas concretas para cooperação em defesa.
Os dois líderes devem concordar em estabelecer uma nova meta de cerca de 68 bilhões de dólares para investimentos do Japão no setor privado da Índia ao longo da próxima década.
Também, planejam concordar em buscar intercâmbios mútuos de mais de 500 mil pessoas nos próximos cinco anos, incluindo 50 mil da Índia para o Japão.
Um total de 11 documentos finais deve ser compilado, incluindo a declaração conjunta da cúpula.
Eles incluem um documento sobre visões compartilhadas, apresentando orientações específicas para os próximos 10 anos em áreas como meio ambiente, medicina e intercâmbios de governos locais.
com nhk