
Foto: reprodução
Forças russas lançaram um ataque com mísseis e drones contra a capital ucraniana, Kiev, durante a noite até a manhã de quinta-feira. Pelo menos 22 pessoas foram mortas, incluindo crianças. Trata-se de um dos maiores ataques desde o início da invasão.
A força aérea ucraniana afirma que o ataque envolveu 31 mísseis e 598 drones em todo o país.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou indignação. Disse que mísseis danificaram o prédio que abriga a delegação da União Europeia. Ela prometeu que a UE apresentaria em breve sanções adicionais e prometeu que serão “contundentes”.
O ataque também danificou gravemente o escritório do British Council, órgão britânico que promove intercâmbios culturais e educacionais. Um segurança ficou ferido.
O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, disse que o ataque prova que não se pode ser ingênuo sobre as intenções do presidente a Rússia, Vladimir Putin.
Rutte disse: “Embora esteja claro que tenhamos tentado fazer de tudo para apoiar o presidente Trump em acabar com essa guerra, enquanto isso, Putin está disposto a continuar fazendo isso”.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que forças ucranianas estão atacando instalações petrolíferas russas e outros alvos.
com nhk